Federação define critérios de sorteio para o basquete na Olimpíada

Publicado em 10/03/2016 - 16:39 Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou hoje (10) os critérios e os potes para o sorteio dos grupos da Olimpíada do Rio de Janeiro, que será realizado amanhã (11), na Suíça.

No masculino e no feminino, as 12 seleções que participarão dos jogos foram divididas em seis potes. O sorteio definirá dois grupos de seis seleções para a fase inicial do torneio.

No masculino, os potes são: 1, Estados Unidos e Espanha; 2, Venezuela e Argentina; 3, Nigéria e China; 4, Austrália e Brasil; 5, Lituânia e quem vencer o Pré-Olímpico Mundial, na Sérvia; 6, os vencedores dos torneios pré-olímpicos das Filipinas e da Itália. Os torneios estão marcados para julho.

No feminino, a divisão foi: 1, Estados Unidos e Austrália; 2, Canadá e Brasil; 3, Senegal e Japão; 4, Sérvia e quem vencer o Pré-Olímpico Mundial; 5 e 6, classificados no Pré-Olímpico Mundial, que será realizado em Nantes, na França, de 13 a 19 de junho.

De acordo com as regras, três países do mesmo continente não podem cair no mesmo grupo. O sorteio será realizado às 11h30 de Brasília e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, no canal da Fiba no YouTube..

As seleções que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos ainda não foram convocadas. A feminina deve ser anunciada na primeira quinzena de abril, e a masculina, na primeira quinzena de maio.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias