Saúde de São Paulo antecipa vacinação contra gripe para reduzir internações

Publicado em 29/03/2016 - 19:49 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Por causa do aumento do número de casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), provocada principalmente pelo vírus da gripe A (H1N1), a vacinação contra no estado de São Paulo será antecipada. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a partir da próxima semana já estarão sendo vacinados os 532,4 mil profissionais de saúde de hospitais públicos e privados da capital e da região metropolitana.

A partir de 11 de abril, a vacinação será ampliada para crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos [o que abrange cerca de 982,8 mil crianças], gestantes [179 mil] e idosos [1,83 milhão] na capital e na Grande São Paulo.

Nas demais cidades do estado e demais públicos-alvos [população carcerária, indígenas, doentes crônicos, entre outros], a campanha de vacinação deverá seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para 30 de abril. Na região de São José do Rio Preto, onde foram registrados muitos casos de H1N1, as pessoas já foram vacinadas, mas com a vacina remanescente do ano passado. Por isso, essas pessoas, mesmo já vacinadas, precisarão tomar uma dose da nova vacina, já que se tratam de vacinas diferentes.

“Essa antecipação é muito importante porque, no caso dos profissionais de saúde, eles terão contato direto com um grande número de pessoas que podem estar com o vírus e precisam estar protegidos, até para continuar cuidando dos pacientes.

Em relação aos idosos, crianças e gestantes, a importância se deve pela relação mais direta que esse público tem com os casos mais graves da doença”, informou David Uip, secretário estadual de Saúde.

Prevenção

De acordo com a secretaria, a vacina deste ano, produzida pelo Instituto Butantan, inclui doses contra o vírus A/California H1N1, vírus A/Hong Kong H3N2 e o vírus B/Brisbane.

Neste ano, até o dia 22 de março, 324 casos de SRAG foram notificados no estado de São Paulo, sendo que 42 pessoas morreram por complicações atribuídas ao vírus Influenza. Desse total, 260 casos e 38 mortes foram relacionados ao vírus A (H1N1). No ano passado, conforme a secretaria, foram notificados 342 casos de SRAG, com 65 óbitos, sendo 190 deles relacionados ao tipo A (H3N2), que levaram 28 pessoas à morte.

O Ministério da Saúde informou que, além da vacinação, a população deve também adotar medidas de prevenção e de higiene para evitar a infecção por Influenza. Entre essas medidas estão lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.

Edição: Armando Cardoso

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Violência doméstica violência contra a mulher
Direitos Humanos

Lei Maria da Penha: subnotificações escondem número real da violência

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres vem trabalhando em novas ferramentas para reduzir a subnotificação. Dentre essas ferramentas, está o aplicativo Direitos Humanos Brasil.

 

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Justiça

CNJ comemora sucesso de audiências e sessões por videoconferência

De 1º de maio a 4 de agosto, o Judiciário realizou 366. 278 mil videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais.

Testes para detecção do Covid-19
Saúde

São Paulo registra mais de 25 mil mortes pela covid-19

Entre os 621.731 de casos diagnosticados de covid-19, 397.653 pacientes estão recuperados, sendo que 75.806 foram internados e tiveram alta hospitalar.

Reprodução gráfica da chuva de meteoros Geminídeos feita pela Organização Meteorológica Internacional
Geral

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no Brasil este mês

Neste domingo, Dia dos Pais, quem acordar bem cedo poderá acompanhar a ocultação de Marte. É como se fosse um eclipse, quando a Lua passa entre a Terra e o planeta vermelho.

Área de lazer do Aterro do Flamengo reaberta atrai milhares de cariocas
Saúde

Dia Nacional do Combate ao Colesterol chama a atenção para o problema

A data, 8 de agosto, é uma forma de mobilizar a sociedade para promover uma conscientização maior dos cidadãos, profissionais e do Poder Público sobre a necessidade de prevenir e mitigar os efeitos desse mal.

Chica Xavier
Geral

Morre no Rio atriz Chica Xavier, aos 88 anos

Uma das primeiras atrizes negras a desempenhar papéis marcantes, em 1956 encenou a primeira peça de sua carreira, Orfeu da Conceição, e no cinema, estreou em 1962, no filme Assalto ao Trem Pagador.