Cacique Daniel, líder indígena cearense, é velado no Dia do Índio
No Dia do Índio, celebrado hoje (19), o povo Pitaguary, que vive no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, velou sua principal liderança: o cacique Daniel, 65 anos, que morreu ontem (18) à noite em decorrência de complicações cardiorrespiratórias.
Considerado um dos líderes mais atuantes na defesa dos direitos dos indígenas do Ceará e do Nordeste, cacique Daniel teve papel fundamental no processo de demarcação das terras dos Pitaguary.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), as terras já possuem portaria declaratória expedida pelo Ministério da Justiça e estão em processo de homologação e regularização.
O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, decretou luto de três dias pela morte do cacique. A Coordenação Regional Nordeste II da Funai divulgou nota de pesar em que destaca que “a memória do cacique Daniel e seus mais de 30 anos de presença ativa no movimento indígena reforçam, na data simbólica do dia 19 de abril, a importância da luta pela demarcação das terras indígenas no país”.
O povo Pitaguary é uma das 12 etnias presentes no Ceará. A Funai estima que existam cerca de 30 mil índios no estado.