Prefeitura do Rio ameaça cassar autonomia de taxistas

Publicado em 01/04/2016 - 12:31 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro ameaça cassar a autonomia (autorização para ter um táxi) de taxistas que promoverem manifestação contra o Uber através da interdição de tráfego, depois das 12 horas. Segundo a secretaria, mesmo antes desse horário, multas foram aplicadas aos veículos que cometeram infrações de trânsito.

Agora, um grupo de taxistas está reunido em frente ao Tribunal de Justiça para protestar contra a decisão do Judiciário de derrubar a lei municipal que proíbe a circulação de carros do Uber na cidade.

Segundo a Secretaria de Transportes, a Procuradoria-Geral do Município já contestou judicialmente a legalidade do aplicativo do Uber, mas teve uma decisão desfavorável. “Nós entendemos a angústia dos taxistas e que isso gera prejuízo à atividade regulamentada para o táxi no Rio, mas as decisões judiciais precisam ser respeitadas e as contestações devem se dar no âmbito judicial”, disse o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, por meio da nota.

Durante a manhã de hoje, motoristas de táxi fizeram carreatas em velocidade muito reduzida em vários pontos da cidade, provocando engarrafamento. Por meio de nota, o Uber defendeu o direito dos passageiros escolherem o seu meio de transporte e o direito dos motoristas particulares de trabalharem.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias