Para cobrar acordo salarial, auditores da Receita fazem ato em aeroporto do Rio

Publicado em 01/09/2016 - 12:38 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Auditores fiscais da Receita Federal fazem manifestação no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A mobilização é devido ao não cumprimento do acordo salarial firmado no último dia 23 de março (Tâ

Auditores fiscais da Receita Federal fazem manifestação no Aeroporto Internacional Tom JobimTânia Rêgo

Auditores fiscais da Receita Federal fizeram hoje (1º) um protesto no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O ato faz parte de uma agenda nacional de manifestações nos principais portos, aeroportos e postos de fronteiras do país, com o objetivo de protestar contra o não cumprimento do acordo salarial firmado em 23 de março passado e para pedir a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei 5.864/2016, que traz alterações sobre a carreira de auditor fiscal.

O auditor fiscal e diretor do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), Leonardo Cruz, disse que os manifestantes se organizaram para que o protesto não prejudicasse os trâmites alfandegários dos passageiros no aeroporto.

Rio de Janeiro - Auditores fiscais da Receita Federal fazem manifestação no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A mobilização é devido ao não cumprimento do acordo salarial firmado no último dia 23 de março (Tâ

Manifestação de auditores fiscais da Receita Federal no Aeroporto Internacional Tom JobimTânia Rêgo

Segundo ele, o motivo do projeto de lei é importante para os auditores pela necessidade desses profissionais serem reconhecidos como autoridades dentro da Recita Federal. “Esse projeto possibilita consolidar outras leis muito importantes para o exercício do nosso trabalho. É uma segurança jurídica que precisamos ter, oficializar a imagem de autoridade que um auditor tem que ter dentro do seu espaço de trabalho. Isso não é nada anormal. A Polícia Federal já conseguiu isso com seus delegados. Por isso, este é um dos artigos que a categoria insiste”, disse.

Cruz destacou que o aspecto salarial não deverá ser problema no acordo já que, segundo ele, o exigido ainda está abaixo do índice de inflação. O diretor também rechaçou qualquer possibilidade do acordo ser desfeito em vista da recente troca de governo na presidência do país. “A questão salarial também não é nada de absurdo, muito pelo contrário. O nosso reajuste ficaria ainda abaixo do índice de inflação. Não teria motivo para isso ser negado. Não acredito que a troca de poder influencie nas nossas negociações. Antes de ser oficializado ontem, nós já estávamos conversando com o novo governo e a posição deles era de respeitar o que foi acertado com o antigo”, disse.

Atualmente, a Receita Federal dispõe de 20 mil auditores fiscais na ativa. “Em longo prazo é um número alto. Poderíamos ter uma quantidade menor de auditores e um corpo de servidores mais vasto, com esses auditores chefiando suas equipes e orientando os trabalhos. Por isso batemos na tecla da figura de autoridade que deveríamos ter”.

Procurada pela Agência Brasil, a Receita Federal não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias