Maior avião do mundo está em Guarulhos e parte esta noite para o Chile
![Divulgação/GRU Airport Maior avião do mundo, Antonov pousou no Brasil para buscar um gerador de 155 toneladas, fabricado em Guarulhos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O maior avião do mundo, o Antonov 225 Mriya, irá deixar o Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de hoje (15) com destino ao Chile. A aeronave veio ao Brasil para buscar um transformador de 155 toneladas, fabricado pela empresa ABB (com capacidade de alimentar 65 mil domicílios), e que será levado ao país vizinho.
A partida estava prevista para as 8h, mas foi adiada para as 19h30.
![Maior avião do mundo, Antonov pousou no Brasil para buscar um gerador de 155 toneladas, fabricado em Guarulhos](/sites/default/files/atoms/image/antonov.jpg)
O Antonov 225 Mriya veio buscar um transformador e transportá-lo para o Chile
O Antonov, de fabricação ucraniana, o único desse modelo em operação no mundo, pousou no Brasil inicialmente no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, ontem (14), para pegar um equipamento que será usado no embarque do transformador.
A aeronave tem 84 metros de comprimento e pesa 175 toneladas, sem carga e sem combustível.
O transformador transportado pelo Antonov tem capacidade suficiente para abastecer 65 mil casas. Esta foi a segunda vez que o Antonov veio ao Brasil. A primeira foi no início de 2010.
Projetado e desenvolvido na antiga União Soviética (URSS), o Antonov tinha originalmente o objetivo de ser um meio de transporte do Buran, o ônibus espacial soviético. No entanto, com o fim da URSS, a aeronave passou a ser usada com fins civis para o transporte de cargas extraordinariamente grandes.
O texto e a legenda da fotografia foram alterados às 15h53 para correção de informações: o equipamento a ser transportado pelo Antonov é um transformador, e não um gerador, como tinha sido publicado.
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)