Adolescentes em regime de semiliberdade voltam ao Degase, no Rio

Publicado em 09/01/2017 - 11:50 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio de Janeiro informou hoje (9) que os cerca de 400 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na instituição em regime de semiliberdade retornaram nesta segunda-feira às unidades, conforme decisão judicial. Na nota, o Degase afirma que todos os serviços estão funcionando normalmente, inclusive os de limpeza e alimentação.

O Degase esclarece, ainda, que nos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) os jovens realizam atividades normalmente fora da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc), durante a semana, dormem na unidade e que, somente nos fins de semana, após avaliação do comportamento dos adolescentes, eles podem dormir em suas casas.

Os cerca de 400 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade em 17 centros do Degase no estado do Rio de Janeiro foram liberados no dia 20 de dezembro para passar as festividades de final de ano com os familiares.

Eles deveriam retornar às unidades no último dia 2, o que ainda não havia acontecido por falta de condições sanitárias e de alimentação, o que, segundo a instituição, foi normalizado nesta segunda-feira com a troca da empresa fornecedora, cujo contrato havia terminado.

Em entrevista à Agência Brasil, na semana passada, no entanto, o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Sind-Degase), João Luiz Pereira Rodrigues, havia admitido que a falha nos serviços de alimentação e de limpeza nas unidades do órgão decorria da falta de pagamento aos fornecedores, uma vez que o orçamento estava dependendo da liberação de recursos pelo Estado.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias