logo Agência Brasil
Geral

Regras para pequenos produtores de laticínios, ovos e mel são flexibilizadas

Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 14/02/2017 - 19:39
Brasília
Rio de Janeiro - O governo federal inaugurou nesta terça-feira (17) o o Quiosque da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável. Para que os agricultores familiares e produtores orgânicos divulguem e comercializem seus produtos durante a Copa do
© Agência Brasil/Tomaz Silva

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai flexibilizar as regras que orientam a produção de laticínios, ovos e mel por pequenos produtores. Uma instrução normativa foi assinada hoje (14) pelo ministro Blairo Maggi, com o objetivo de estimular a criação e a formalização de agroindústrias familiares.

As regras, que serão publicadas amanhã (15), são voltadas para estabelecimentos com área de até 250 metros quadrados. “A medida é para a indústria quase artesanal, formada por milhares de produtores, que só precisavam de oportunidade para crescer”, explicou o ministro.

Segundo o ministério, a mudança vai adequar as exigências de equipamentos e de instalações para essas pequenas agroindústrias, sem abrir mão de parâmetros higiênicos e sanitários, preservando a segurança dos alimentos e a saúde pública.

Alguns exemplos de flexibilização são a dispensa de equipamentos como resfriadores, tanque de estocagem e equipamentos para pasteurização rápida, em situações específicas. No caso da utilização de leite proveniente somente da produção própria, é dispensado o laboratório. Pelas novas regras, as instalações podem ser anexadas à residência, desde que tenham acessos independentes.