Tarifas de transporte semiurbano de passageiros vão ficar mais caras

Aumento foi autorizado pela ANTT e eleva em 4,824% o coeficiente

Publicado em 24/02/2017 - 16:37 Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Ônibus do Rio de Janeiro (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os serviços de transporte semiurbano interestadual são os fazem percurso máximo de 75 quilômetrosFernando Frazão/Agência Brasil

A partir de amanhã (25) as tarifas dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual e internacional de passageiros vão ficar mais caras. O aumento autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será de 4,824% no coeficiente tarifário, que é o índice utilizado para calcular o preço da passagem.

Com a mudança, o coeficiente tarifário desse serviço vai passar de R$ 0,092557 para R$ 0,097022 por passageiro, que deve ser multiplicado pelos quilômetros percorridos na linha. Os serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual são aqueles transportes coletivos que, apesar de cruzarem unidades da federação, têm características urbanas, como uso de roletas e paradas em pontos, com percurso máximo de 75 quilômetros.

Segundo a ANTT, o objetivo do reajuste é manter o equilíbrio econômico-financeiro das autorizatárias especiais do transporte semiurbano de passageiros. O cálculo da tarifa é feito levando em conta a variação de preço de todos os custos da operação, que inclui combustíveis, lubrificantes, peças, acessórios, veículos e despesa com pessoal.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.