Brasil propõe novo sistema de avaliação para educação básica no Mercosul
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Mendonça Filho defendeu os critérios de avaliação desenvolvidos pelo Inep](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, durante a abertura do 2 Mutirão Nacional da Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/1078797-mcamgo_abr20170531_edt_05173.jpg)
Mendonça Filho defendeu os critérios de avaliação desenvolvidos pelo Inep
O ministro da Educação, Mendonça Filho, sugeriu hoje (16) que os países do Mercosul se espelhem nos métodos brasileiros para unificar seus sistemas para avaliar a qualidade dos indicadores da educação básica.
A proposta foi feita durante o encontro de ministros da educação do bloco, realizado em Buenos Aires.
Aos pares, Mendonça Filho defendeu os critérios de avaliação desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao ministério.
"O Inep tem grande expertise na avaliação da educação em termos de qualidade, com critérios que são cada vez mais consagrados internacionalmente e que, por certo, pode ser um espaço de intercâmbio de relacionamento na região", afirmou.
Participaram da reunião os representantes de Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador e Argentina.
Nesta sexta-feira, o Brasil assumiu a presidência pro tempore do Setor de Educação no Mercosul, posto rotativo e que será ocupado até o fim do ano.
![Reuters/Guilherme Veiga/proibida reprodução Players from River Plate and Gremio fight during a match for the Ladies Cup women's soccer tournament in Sao Paulo, Brazil December 20, 2024. REUTERS/Guilherme Veiga](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)