logo Agência Brasil
Geral

Forças Armadas participam de varredura em presídio no Rio

O apoio é logístico, com a utilização de cães farejadores e
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 21/02/2018 - 09:18
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro -  Militares das Forças Armadas voltaram hoje (1º) às vias expressas e rodovias do Rio de Janeiro para mais uma ação de combate à criminalidade. (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

As Forças Armadas participam na manhã de hoje (21) de uma operação de varredura na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense. A operação segue o decreto de Garantia da Lei da Ordem (GLO), assinado em julho de 2017 pelo presidente Michel Temer, para a realização de operações integradas entre as forças de segurança estaduais e federais no Rio de Janeiro.

Detentos do presídio iniciaram uma rebelião no fim da tarde de domingo (18) e 18 pessoas chegaram a ser feitas reféns, sendo oito agentes e 10 presos. A situação foi controlada no dia 19 e foram apreendidos um revólver, duas pistolas e uma granada de efeito moral.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, o apoio das Forças Armadas é logístico, com a utilização de cães farejadores e especialistas em detecção de metais. Caberá aos agentes penitenciários a realização de vasculhamento e varredura tátil.

A nota divulgada pela secretaria informa ainda que os militares em nenhum momento estabelecerão contato com os detentos. Os pavilhões serão evacuados previamente pelos agentes penitenciários para que possa ser realizada a inspeção dos militares.