Arquivo Nacional exibe documentos originais sobre escravidão no Brasil

Além da mostra, haverá debates sobre os efeitos pós-abolição

Publicado em 08/05/2018 - 08:00 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Arquivo Nacional inaugura nesta terça-feira (8) uma exposição em comemoração aos 130 anos da abolição da escravidão. A mostra reúne 40 reproduções de documentos da época, além de originais de outros 20 documentos, na sua maioria dos séculos 18 e 19, desde recibos de venda de escravos, relatórios de chegada de navios negreiros com lista de passageiros informando a região africana de procedência e nações da qual faziam parte. Há ainda as primeiras leis pré-abolicionistas, documentos que mostram a resistência dos negros e o seu cotidiano, até a Lei Áurea, promulgada pela princesa Isabel no dia 13 de maio de 1888.

Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura apresenta os documentos originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre dentre outros do período da escravidão.
Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura apresenta os documentos originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre - Tomaz Silva/Agência Brasil

Por questão de segurança, os originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre, de 1871, serão substituídos por cópias após a inauguração. Serão exibidas também imagens da época. O supervisor do Setor de Pesquisas do Arquivo Nacional, Thiago Mourelle, destacou que os documentos expõem a vida dos escravos no Brasil desde a vinda para o país até a libertação legal.

“A gente pensou em aproveitar esse ano redondo [aniversário de 130 anos] para fazer essa exposição para chamar a atenção do público para essa barbárie que foi a escravidão no Brasil”, disse Mourelle. Um dos documentos que chama atenção é uma lista de compras que inclui escravos entre alfaces e tomates. “A pessoa era vista como um objeto”, destacou Mourelle.

Em paralelo à exposição, será realizado um seminário sobre pós-abolição. Mourelle explicou que, para o movimento negro, a data mais importante não é o 13 de maio, mas o 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, líder do maior quilombo do país, em Alagoas.“A gente vai mostrar a Lei Áurea, mas mostrando essa discussão atual das condições de vida do negro desde a abolição até os dias atuais”, apontou.

A mostra ficará aberta à visitação até o próximo sábado (12). Mas, de acordo com Mourelle, existe a possibilidade de estender a exposição para mais um período a depender do intersse do público.

Acervo

Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura apresenta os documentos originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre dentre outros do período da escravidão.
Exposição 130 anos da Abolição da Escravatura apresenta os documentos originais da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre - Tomaz Silva/Agência Brasil

A ideia é também dar aos visitantes a oportunidade de conhecer o acervo do Arquivo Nacional, que reúne 65 quilômetros de documentos: desde discursos, imagens, filmes, documentos textuais, mapas, entre outros.

Estão previstos ainda shows de grupos afro-brasileiros e uma mostra de cinema em homenagem a Nelson Pereira dos Santos, cujos originais dos filmes estão guardados no Arquivo Nacional.

O evento faz parte das comemorações dos 180 anos do Arquivo Nacional, situado na Praça da República, região central do Rio de Janeiro.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias