Suspeitos de integrar milícia na Baixada são presos em Itaguaí

Publicado em 16/09/2018 - 12:10 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Oito suspeitos de integrar uma milícia na região da Baixada Fluminense foram presos ontem (15) durante operação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em Itaguaí. A ação foi um desdobramento da operação Freedom, deflagrada em agosto deste ano, que investiga um grupo criminoso organizado que atua no município de Itaguaí e que tem braços na Costa Verde e Piraí.

De acordo com o Ministério Público, os detidos estavam armados e foram autuados em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de armas de fogo, receptação e extorsão.

Foram apreendidos uma escopeta, munições diversas, uniformes de forças policiais, balaclavas, luvas, aparelhos de rádio transmissor, celulares e R$ 1.124 em espécie.

Segundo o Ministério Público, a diligência teve origem a partir do recebimento de denúncias da população local de que, após a primeira operação, no mês passado, integrantes da milícia haviam retomado a rotina de extorsão no município.

O MP informou, ainda, que o grupo criminoso operava com bases em condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Chaperó, com prática de extorsões e exploração, especialmente de jogos de azar, transporte público irregular e venda de água mineral e cigarros.

A operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) teve apoio da Polícia Militar, que deu suporte à incursão, que ocorreu nos itinerários identificados ao longo das investigações. As diligências continuam até que os demais membros da organização criminosa sejam presos.

*Colaborou Lígia Souto - repórter do Radiojornalismo

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias