São Paulo tem fevereiro mais chuvoso dos últimos 15 anos

Publicado em 01/03/2019 - 08:55 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A capital paulista registrou 323,2 milímetros (mm) de chuva durante o mês de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume é 37% acima da média histórica para o mês, que é de 235,9 mm. Há 15 anos, não chovia tanto em São Paulo em um mês de fevereiro.

Durante o mês passado, foram 16 dias de chuva, sendo que o dia 4 de fevereiro bateu o recorde, com 57 mm. A velocidade do vento na estação meteorológica paulistana chegou a 82 quilômetros por hora, tanto na noite de 25 de fevereiro quanto  na tarde do dia 26.

Em fevereiro de 2018, foi registrado menos de um terço do volume acumulado em fevereiro deste ano. As temperaturas médias caíram em relação a janeiro, já que o início do ano foi marcado pelo calor extremo. A média das máximas em fevereiro ficou em 28,6°C, próximo à média histórica de 28,2°C. Quanto às mínimas, a média foi de 19,6°C em fevereiro, 0,7°C acima da média histórica.

A previsão para o fim de semana de carnaval é de sol entre muitas nuvens de manhã, com o ar abafado gerando áreas de instabilidade nos períodos da tarde e noite. É esperada chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, com trovoadas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos. A temperatura mínima deve ser de 18°C e a máxima, de 26°C.

Edição: Graça Adjuto

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias