Ministro defende melhoria em infraestrutura para alavancar turismo

Publicado em 25/09/2019 - 16:40 Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, disse hoje (25), que os destinos turísticos brasileiros precisam melhorar a infraestrutura para poder receber mais visitantes. Como exemplo, citou uma viagem que fez recentemente à região do Jalapão, no Tocantins, conhecida pelos rios e cachoeiras em meio à vegetação do cerrado. “A gente desce do Aeroporto de Palmas e são 280 quilômetros até o Jalapão de uma estrada com pedra, buraco, areia, que você só consegue chegar se for de jipe”, disse sobre as condições de acesso ao Parque Nacional, na abertura da 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, feira organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens.

Para essa região, o ministro disse que estuda, junto com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a concessão da rodovia estadual que faz o acesso à área. “No sentido de fazermos uma PPP [Parceria Público-Privada] para que a gente consiga fazer uma concessão daquela estrada para que o Jalapão consiga ser um produto turístico que possa ser vendido como destino no mundo todo”, acrescentou.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante posse do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, quer melhorar a infraestrutura de destinos para aumentar o fluxo de turístas - Arquivo/Agência Brasil

Outro local com grande potencial que, segundo o ministro, também não tem a estrutura necessária para aumentar o volume de visitantes, é a Serra da Capivara, no Piauí. “Serra da Capivara é um local maravilhoso. Lá já tem aeroporto, estrada, dois museus maravilhosos. Tem o Parque Nacional da Capivara, que tem mais de mil sítios arqueológicos”, enumerou Marcelo Álvaro sobre os atrativos da região.

Porém, a região só recebe, de acordo com o ministro, 20 mil visitantes por ano. “Poderia ter 5 milhões de visitantes por ano na Serra da Capivara. Falta rede hoteleira. Faltam quartos de hotel”, ressaltou. Para melhorar a disponibilidade de hospedagem, Marcelo Álvaro disse que também está negociando com companhias aéreas para garantir voos e o fluxo de turistas para ocupar os novos quartos.

 
 

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Líbano lida com devastação feita por explosões no porto

O grande número de feridos levou a uma superlotação dos hospitais de Beirute, informou a Cruz Vermelha. O presidente do Líbano anunciou recursos de US$ 66 milhões em fundos de emergência.

Internacional

Vendedores e consumidores enfrentam riscos em mercado de Caracas

No maior mercado de produtos agrícolas da capital venezuelana, as pessoas dão pouca atenção às regras de distanciamento, embora muitos usem máscaras

São Paulo - Comitê Paralímpico Brasileiro anuncia os 25 atletas convocados para a seleção que participará do Mundial de Paratletismo Londres 2017, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Esportes

Bolsa Atleta: divulgada lista de contemplados no programa

Ao todo são 109 atletas contemplados de modalidades que fazem parte dos programas Olímpico e Paralímpico, referente ao pleito 2019.

10/08/2019 - 2 Nacional de Atletismo - Circuito Loterias Caixa de Atletismo - Centro Paralímpico Brasileiro - São Paulo (SP) - Detalhe de um atleta segurando um disco durante a prova de Lançamento de Disco - Masculino
Esportes

Lançamento de disco: falta de competições preocupa Fernanda Borges

Enquanto brasileira treina com restrições por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, estrangeiras já retornaram a torneios.

Parque Nacional do Itatiaia
Geral

Parque Nacional do Itatiaia inicia hoje reabertura gradual

Por enquanto, atrações da parte alta, como o Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras e a Cachoeira de Aiuruoca, além do camping, continuam fechados. 

Auxiliares de limpeza trabalham em hospital no combate à covid-19
Saúde

Auxiliares de limpeza contam sua rotina em hospital durante pandemia

Maria Berenice diz que o cuidado com a limpeza aumentou ao ficar na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus. "Significou ver de perto o sofrimento das pessoas".