Aves de criadouro brasileiro serão soltas na Mata Atlântica argentina

Elas fazem parte de programa da Itaipu Binacional

Publicado em 03/12/2019 - 14:19 Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Seis fêmeas e quatro machos da espécie mutuns-de-penacho (Crax fasciolata), que fazem parte do programa de reprodução da empresa Itaipu Binacional, serão reintroduzidas pela primeira vez no bioma natural.

As 10 aves serão soltas dentro de 30 dias na província de Corrientes, próximo ao Parque Nacional de Iberá, na Argentina. A região é de tríplice fronteira com Brasil e Paraguai, próxima ao Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), onde os animais nasceram em um criadouro científico.

Segundo o superintendente de gestão ambiental de Itaipu, Ariel Scheffer, a escolha do lugar para soltura foi motivada pela ampla experiência da Fundação Conservation Land Trust (CLT), que será a responsável pelo processo de reintrodução.

“Eles têm lá áreas preservadas de Mata Atlântica muito grandes, onde o sucesso dos indivíduos na natureza será garantido. Eles também têm uma equipe de pesquisadores muito eficientes, com bastante experiência nessa questão da reintrodução”, disse.

Aves nascidas em criadouro brasileiro repovoarão Mata Atlântica argentina
O mutum-de-penacho sofre ameaça - Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O mutum-de-penacho é uma ave que mede cerca de 80 centímetros e pesa, em média, 2,5 quilos. Ela habita o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina e é importante dispersora de sementes em florestas de climas tropicais e subtropicais. Por ser de uma espécie Galliforme, como a galinha e o peru, sofre ameaça de extinção por causa da caça para consumo de sua carne e ovos.

No processo de reintrodução, como há maior controle, os mutuns-de-penacho sofrem a ameaça de predadores naturais, como felinos e répteis, e também precisam aprender a se alimentar sozinhos de pequenos insetos, moluscos e sementes. “Eles passam por um período de pré-adaptação em gaiolas no meio da floresta, para depois serem soltos. Alguns indivíduos receberão equipamento de rastreamento para acompanhamento após a soltura”, afirmou o superintendente.

Entre planejamento e envio das aves para a Argentina, a operação terá duração de mais de seis meses. Como o banco genético de Itaipu já está garantido, novas solturas deverão ocorrer. “A gente espera que com a reintrodução desses indivíduos e mais algumas novas reintroduções a gente consiga criar uma população viável que comece a se reproduzir em ambiente natural para recompor o bioma.”

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Lucro líquido da Eletrobras chega a R$ 4,6 bilhões no trimestre

Ebitda, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi R$ 7,8 bilhões, valor 483% maior do que o mesmo período de um ano atrás.

Rio de Janeiro - 12/08/2020 - Maracanã.
Fluminense enfrenta o Palmeiras esta noite no Maracanã pela 2ª rodada do campeonato brasileiro 2020.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação,
Esportes

Fluminense e Palmeiras ficam no empate no Maracanã

Luiz Adriano marcou para o Verdão. Evanílson fez o do Tricolor carioca. Ceará e Grêmio também não passam da igualdade

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

CRB vence no fechamento da segunda rodada da Série B

Galo alagoano supera Oeste com gol do centroavante Léo Gamalho. Competição tem Juventude como líder.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Esportes

Atlético-GO supera Flamengo, que continua sem pontuar no Brasileiro

Apontado como um dos favoritos ao título, time da Gávea soma duas derrotas em duas rodadas. Em Salvador, Bahia vence Coritiba por 1 a 0.

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Política

Congresso derruba cinco vetos presidenciais

Entre os vetos derrubados está o do projeto que dispensa a exigência de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. 

atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.