Operação apreende 24 celulares em unidade prisional do Rio

Penitenciária abriga principais lideranças do Comando Vermelho

Publicado em 16/01/2020 - 17:33 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Inspetores penitenciários da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) apreenderam 24 aparelhos celulares e um smartwatch na Penitenciária Gabriel Ferreira de Castilho, Bangu 3, no Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro. O smartwatch é um relógio que funciona como um smartphone, recebendo e fazendo chamadas telefônicas. A penitenciária abriga as principais lideranças do Comando Vermelho, considerada a maior facção criminosa do Rio de Janeiro.

A ação integrada desta sexta-feira (16) foi realizada em apoio à Secretaria de Polícia Civil que, no mesmo horário, realizava uma grande operação nas comunidades do Salgueiro e Jardim Catarina, em São Gonçalo, comunidades comandadas por criminosos da mesma facção criminosa. A finalidade era evitar que, de dentro da prisão, as lideranças do Comando Vermelho passassem instruções aos comandados das duas comunidades, consideradas as mais perigosas da região metropolitana do Rio.

Operações

A apreensão ocorreu dentro da Operação Asfixia, que ocorre de forma contínua nas instituições penitenciárias do Rio. A operação, realizada pelos próprios inspetores penitenciários, apreendeu no ano passado, 10.286 celulares nas celas e galerias das unidades prisionais do estado.

A Seap informou que vem trabalhando intensamente para combater qualquer tipo de irregularidade dentro das unidades prisionais, com destaque para outras duas operações iniciadas no começo do ano passado: Iscariotes e Bloqueio.

Celulares apreendidos Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio - Divulgação Seap/RJ
Celulares apreendidos Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio - Divulgação Seap/RJ - Divulgação/Seap/RJ

De acordo com a secretaria, a Operação Iscariotes flagrou 23 servidores tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias.

A Operação Bloqueio prendeu115 pessoas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias. Nesta ação, foram presas pessoas tentando arremessar drogas e celulares para dentro das unidades; mulher forjando gravidez para não passar no scanner; visitantes levando drogas na bainha da calça, entre outros casos.

Outra medida importante adotada pela secretaria para reforçar a segurança nas unidades prisionais foi o uso de alta tecnologia. Foram adquiridos três drones que estão sendo utilizados nas operações e fiscalizações.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Treze avança e garante clássico de Campina Grande na final paraibana

Galo da Borborema vence Botafogo no tempo normal e nas penalidades, e se garante na grande final da competição.

chape criciuma
Esportes

Chapecoense e Brusque se classificam para final do Catarinense

Verdão superou Criciúma na disputa de pênaltis, enquanto Quadricolor passou por Juventus com empate sem gols.

bahia x alagoinhas
Esportes

Baiano: Alagoinhas segura empate com Bahia no primeiro jogo da final

Desta forma, futuro campeão do estadual permanece totalmente indefinido. E tudo será decidido apenas no próximo sábado.

santa cruz x salgueiro
Esportes

Salgueiro faz história, bate Santa Cruz e leva título pernambucano

Pela primeira vez desde sua primeira edição, em 1915, o Campeonato Pernambucano tem um campeão de fora da capital Recife, o Carcará.

BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS / BRASIL 05.08.2020 jogo entre América x Atlético no Estádio Independência pelo Campeonato Mineiro 2020 - Fotos: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético
Esportes

Mineiro: Atlético derrota América e está na final

Réver, Marrony e Savarino marcam no triunfo de 3 a 0. Tombense é o adversário do Galo na grande decisão.

O jogador Patrick de Paula, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ederson, da SC Corinthians P, durante partida válida pela final, ida, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Corinthians. (Foto: Cesar Greco)
Esportes

Corinthians e Palmeiras abrem final do Paulista com empate sem gols

Timão teve as melhores chances, mas parou em defesas de Weverton. Decisão fica aberta para partida de volta, no sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília).