Brasileiros viajam mais de 70 km para comprar roupas e eletrônicos

Dados são da pesquisa Regiões de Influência das Cidades, do IBGE

Publicado em 21/05/2020 - 10:52 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Os brasileiros percorrem, em média, mais de 70 quilômetros (km) para comprar calçados, roupas, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os dados são da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, muitos brasileiros precisam se deslocar de sua cidade até outro município para comprar esses itens. A média de deslocamento no país para comprar roupas e calçados é de 78 km, enquanto para comprar eletroeletrônicos e móveis, pessoas precisam se deslocar a municípios 73 km distantes de suas cidades, em média.

De acordo com o gerente da pesquisa, Bruno Hidalgo, o objetivo do estudo é auxiliar gestores a planejarem o deslocamento de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

“As cidades que são destinos recorrentes para realização de compras dos itens investigados pela pesquisa podem sofrer redução de vendas específicas durante esse período de pandemia em razão de receberem menos consumidores do que o habitual”, explicou.

A distância percorrida varia de estado para estado. No Amazonas, por exemplo, é preciso percorrer até 388 km para comprar eletrônicos e móveis e 342 km para comprar itens de vestuário. Já em Santa Catarina, os deslocamentos são de apenas 33 km para comprar eletrônicos e móveis e 36 km para comprar itens de vestuário.

A pesquisa também identificou as aglomerações urbanas que mais atraem compradores de outros municípios, para esses tipos de comércio. São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza e Belém funcionam como principais polos de atração para moradores de outros municípios.

A pesquisa completa pode ser consultadas no site do IBGE.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
comercio_varejista_julho2016.jpg
Economia

Indicador Antecedente de Emprego da FGV cresce 9,2 pontos

É a terceira alta consecutiva do indicador, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base na avaliação de consumidores e empresários da indústria e de serviços.

Adoniran morreu em 1982
Geral

Adoniran, 110 anos: compositor marcou o samba com sotaque paulistano

Compositor, que nasceu em 6 de agosto de 1910 em Valinhos (SP), criou um tipo de samba paulistano que enaltecia a memória e o cotidiano de imigrantes pobres e seus descendentes.

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro
Economia

Inflação pelo IGP-DI sobe 2,34% em julho, diz FGV

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 2,22% em junho para 3,14% em julho.

Polícia Civil do Rio de Janeiro.
Geral

RJ: Polícia Civil investiga vereador suspeito de desvio em combustível

Ação busca provas materiais da participação do parlamentar no esquema conhecido como bica ou baldinho, em que motoristas desviam parte do material transportado.

Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real
Economia

BB tem lucro líquido de R$ 3,2 bi no segundo trimestre, queda de 23,7%

Banco do Brasil disse que os efeitos da pandemia sobre a economia causaram recuo da demanda por produtos e serviços, o que impactou receitas com prestação de serviços.

Inscrição,  Fies, educação
Educação

Complementação de inscrições da chamada única do Fies termina hoje

Nesta edição, 107.875 inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior.