Protesto no Palácio Guanabara termina em confusão    

Manifestantes protestavam contra violência policial

Publicado em 31/05/2020 - 20:03 Por Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 31/05/2020 - 20:40

Manifestantes se reuniram na tarde de hoje (31) em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, para participar do ato “Vidas Negras Importam”, em protesto contra a violência policial nas favelas e pela morte do adolescente João Pedro, de 14 anos, morto durante uma operação policial no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo.

A manifestação começou às 15h e ocorria pacificamente com os integrantes carregando faixas contra a morte de negros em confrontos com a polícia, até que começou o conflito com a Polícia Militar, praticamente no final do ato. 

Os agentes jogaram bombas de gás e usaram spray de pimenta nos manifestantes. Houve muita correria nas ruas próximas ao Palácio. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Polícia Militar, o patrulhamento em frente ao Palácio Guanabara foi feito por agentes do 2º BPM (Botafogo) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão. Em nota, a secretaria confirmou que a manifestação estava transcorrendo de forma pacífica e acrescentou que “na dispersão um grupo mais exaltado começou a arremessar pedras no Palácio Guanabara e nos policiais militares”. Ainda conforme a nota, um manifestante conseguiu entrar no Palácio e danificou uma viatura. “Naquele momento, houve necessidade de fazer o uso de instrumento de menor potencial ofensivo para conter os manifestantes. Na ação uma pessoa foi encaminhada para a delegacia”, completou.

* Matéria alterada às 20h40 para acréscimo de informações

*Matéria alterada às 06h01 do dia 1º/06/2020, para acréscimo de informação no último parágrafo

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias