Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana

Confira as principais datas celebradas na semana de 18 a 24 de julho

Publicado em 18/07/2021 - 08:30 Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Nesta sexta-feira (23), o mundo se volta para Tóquio, de olho no início dos Jogos Olímpicos. Porém, a semana do evento, que já é histórico (e que deve aparecer aqui no Hoje é Dia nos próximos anos) pelo fato de ter sido o primeiro adiado e sem presença de público da história, também é marcada por eventos relevantes do passado.

Já no dia 18 de julho, um dos maiores feitos da história olímpica completa 45 anos. Nesta data, em 1976, a ginasta romena Nadia Comaneci tornou-se a primeira pessoa a ganhar uma “nota 10” (pontuação máxima na época) em competições olímpicas de ginástica. Em 2016, o Portal EBC destacou o feito como um dos mais memoráveis da era moderna dos Jogos.

No mesmo dia, a despedida de Pelé da seleção brasileira também faz aniversário. Em 18 de julho de 1971, Pelé fez, contra a antiga Iugoslávia, sua última partida oficial com a camisa do Brasil. Por sinal, o esporte no qual Pelé é "rei" tem o seu “dia” comemorado em 19 de julho.

A data é considerada o Dia Nacional do Futebol e existe desde 1976. Trata-se de uma homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, clube mais antigo em atividade no Brasil. O Recordar é Viver, da TV Brasil, recuperou histórias pitorescas do esporte, em programa exibido no início da década de 1990. Assista:

Fora do esporte, também há celebrações

No dia 18, dois chefes de Estado são (cada um ao seu modo) relembrados. A data é chamada de “Dia Internacional Nelson Mandela” (celebração instituída pela ONU em 2009 para homenagear o ex-presidente da África do Sul). Também no dia 18 de julho, a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil completa 180 anos. Toda a trajetória do último monarca do país foi narrada em um episódio do programa Na Trilha da História e pode ser ouvida abaixo:

Outras personalidades lembradas nesta semana são seu Nenê, fundador da escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde, que completaria cem anos no dia 24, e Amy Winehouse, cantora que faleceu há dez anos, no dia 23 de julho de 2011.

A semana também é marcada por homenagens a cantores líricos (no dia 22 de julho) e a tatuadores (o Dia Nacional do Tatuador é 20 de julho). Em 2018, o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre a data.

Por fim, o dia 22 de julho marca a primeira transmissão da história do programa de rádio mais antigo do Brasil ainda em transmissão: o Programa Nacional (hoje A Voz do Brasil). Há 86 anos, a primeira edição do programa ia ao ar e, no ano passado, foi fruto de reportagem na Agência Brasil. 

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

18 a 24 de julho de 2021
18

Coroação de Dom Pedro II como Imperador do Brasil (180 anos)

Ginasta Nadia Comăneci torna-se a primeira pessoa na história a conquistar o 10 perfeito em ginástica nos Jogos Olímpicos de 1976 (45 anos)

Pelé se despede da seleção brasileira de futebol, que empata por 2 a 2 com a Iugoslávia no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (50 anos)

Dia Internacional Nelson Mandela - instituído pela Assembleia Geral da ONU em apoio à data comemorativa iniciada em 2009, pela Fundação Nelson Mandela, para incentivar as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo; Nelson Mandela dedicou 67 anos de sua vida à serviço da humanidade

19

Dia Nacional do Futebol - a data foi escolhida, em 1976, por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul

Fundação da Rádio Tropical Solimões, em Nova Iguaçu (65 anos)

20

Dia Nacional do Tatuador - instituído pelo Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo (SETAP-SP), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, chegou a São Paulo, dando início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil

22

Morte da cantora paulista Elza Laranjeira (35 anos) - foi para a Rádio Nacional no início da década de 1960

Dia do Cantor Lírico

Primeira transmissão do Programa Nacional, hoje A Voz do Brasil (86 anos) - programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão

23

Morte da cantora britânica Amy Winehouse (dez anos)

Início do 1º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (100 anos) - foi o congresso da fundação do PCC e teve encerramento em 31 de julho de 1921

Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, na cidade de Tóquio - em 24 de março de 2020, os Jogos foram adiados para o verão de 2021 no Hemisfério Norte, como consequência da pandemia de covid-19

24

Nascimento da médica parasitóloga paraense Maria von Paumgartten Deane (105 anos) - uma das pioneiras da ciência no Brasil

Nascimento do sambista mineiro e fundador da escola de samba paulista Nenê de Vila Matilde, o Seu Nenê (100 anos)

Nascimento da escritora ucraniana Elisa Lispector (110 anos)

Estreia, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a revista musical Joujoux e Balangandans , de Luís Peixoto, com música de Ari Barroso e Lamartine Babo (80 anos)

Edição: Nathália Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias