Governo inaugura antena para ampliar fiscalização na Amazônia
Equipamento abrange todo o território nacional
Publicado em 22/07/2021 - 12:01 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília
O Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), inaugurou hoje (22) uma antena de recepção multissatelital que deve auxiliar no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. A cerimônia ocorreu no Ministério da Defesa, em Brasília, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e outras autoridades.
A nova antena foi adquirida nos Estados Unidos com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com diâmetro de 11,3 metros, o equipamento foi instalado no Campo de Instrução do Exército, em Formosa (GO), a cerca de 90 quilômetros de Brasília.
Abrangendo todo o território nacional, incluindo grande parte da área marítima, a antena pode receber dados de todos os satélites de observação da terra, ópticos e radares.
De acordo com informações do Censipam, a antena vai permitir e controlar imagens diretamente dos satélites da constelação Lessonia-1 aumentando a repetitividade e a rapidez de emissão dos alertas de desmatamento durante todo o ano.
O equipamento será utilizado no âmbito do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (SipamSar), projeto que monitora a supressão de vegetação na Amazônia e antecipa as intervenções em campo com a visualização do terreno, inclusive no período de alta cobertura de nuvens na na região.
Matéria atualizada às 18h03 do dia 24/01/2022 para acréscimo de informação
Edição: Kleber Sampaio