SP libera eventos sociais e feiras corporativas dia 17 de agosto

Eventos como shows e casas noturnas continuam proibidos

Publicado em 04/08/2021 - 15:41 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A partir do dia 17 de agosto, o governo de São Paulo vai começar a permitir o funcionamento de eventos sociais, museus e feiras corporativas, que estavam proibidos desde o início da pandemia do novo coronavírus. No entanto, essa liberação estará condicionada ao controle de público e o uso de máscara será obrigatório. Esses eventos também não podem gerar aglomeração. O anúncio foi feito hoje (4) pelo governo de São Paulo.

Na semana passada, o governo paulista já havia anunciado que, a partir desta data, não haverá mais limitação de público ou de horário de funcionamento para os comércios e serviços. Atualmente, o estado se encontra em uma fase de transição. Nesta fase, que vai funcionar até o dia 16 de agosto, comércio e serviços podem funcionar das 6h à meia-noite, com capacidade de ocupação de 80%. Eventos que gerem aglomerações, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, por exemplo, continuam proibidas no estado.

“A partir de 17 agosto teremos toda a população [adulta do estado de São Paulo] com acesso à primeira dose [de vacina contra a covid-19]. Com isso, eventos sociais, corporativos, culturais e esportivos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação, mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, disse Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Esses anúncios de liberação de atividades começam em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19 por causa do avanço da vacinação. No entanto, isso não significa que a pandemia esteja controlada. Na semana passada, o estado voltou a apresentar um crescimento no número de casos. Além disso, o número de casos pela variante delta [que foi inicialmente identificada na Índia] já vem crescendo no estado e pode até se tornar prevalente. A variante Delta foi responsável pelo aumento do número de casos em diversos países do mundo, inclusive na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo a secretária, os shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão continuar proibidos no estado até o dia 1º de novembro, quando o governo espera que pelo menos 90% dos adultos de São Paulo tenham concluído o seu esquema vacinal contra a covid-19. A partir daí, o governo espera liberar todos esses eventos, desde que continue havendo controle de público. “A partir de 1º de novembro será permitido eventos com controle de público, mas que possam ter pessoas em pé e pistas de dança. Lembrando que o distanciamento e o uso de máscara continuam obrigatórios”, disse ela.

Edição: Aline Leal

Últimas notícias