Caminhos da Reportagem mostra como descomplicar a vida financeira

O programa vai ao ar neste domingo, às 20h

Publicado em 05/12/2021 - 09:06 Por EBC - Brasília

Saber quanto ganha, quanto gasta, o que dá para guardar, quais gastos priorizar. Anotar até o picolé do dia de calor, recorrer ao bom e velho cofrinho, fazer planilha, descobrir o que é possível cortar. Poupar, investir. Esses são alguns passos que podem levar a uma vida financeira mais descomplicada, mas que ainda não fazem parte da realidade de muitos brasileiros: a educação financeira.

Descomplicando a educação financeira
Planejadores financeiros garantem que é possível se organizar, mesmo ganhando pouco - Divulgação - TV Brasil

O Caminhos da Reportagem desta semana vai mostrar como ter acesso ao planejamento financeiro pode mudar vidas. No Brasil, cerca de 74% das famílias estão endividadas. No entanto, mesmo em uma realidade de alto desemprego e renda média em torno de R$ 2.489, educadores e planejadores financeiros garantem que é possível se organizar, mesmo ganhando pouco. Muitos atuam em feiras e eventos nas comunidades de baixa renda e conseguem ver a melhora na qualidade de vida e na saúde mental das pessoas.

Descomplicando a educação financeira
Dina Prates atende muitos clientes endividados que não sabem mais o que fazer - Divulgação TV Brasil

“A quantidade de clientes que eu já tive chegaram em uma situação de 'não sei mais o que fazer, estou com vários problemas de saúde', advindos do endividamento, da ausência de renda”, conta Dina Prates, educadora financeira e uma das sócias do Instituto Estrela Preta, que fica em Porto Alegre.

Descomplicando a educação financeira
Cícero Mariano mora em Brasília e está quitando dívidas do cartão de crédito - Divulgação - TV Brasil

Cícero conheceu bem essa realidade. Alagoano vivendo em Brasília, teve uma fase de endividamento e precisou morar no carro. Ele conta que comia quando dava. Atualmente o mecânico aluga uma quitinete e está quitando as dívidas do cartão de crédito. O projeto, a longo prazo, é abrir um pequeno negócio e aprender mais sobre finanças. “A única coisa que os pais ensinam pra gente é 'meu filho, você tem que comprar uma casa, trabalhar, casar e constituir família'. Eu fiz o ensino médio todinho e nunca ouvi falar em educação financeira”, lamenta Cícero Mariano de Souza.

Descomplicando a educação financeira
Crianças aprendem sobre indicadores financeiros e investimento, no interior de São Paulo - Divulgação - TV Brasil

Crianças de uma escola em Jacareí, interior de São Paulo, vão poder contar outra história. As escolas municipais têm usado a plataforma digital Tindin Escola que, por meio de simulação e brincadeiras ensina as crianças sobre indicadores financeiros, prioridades de consumo, empreendedorismo e investimento. A plataforma faz parte de uma startup de educação financeira. “Quando meu filho, aos 3 anos e meio, teve um problema com consumismo infantil eu acabei pesquisando sobre o tema finanças para crianças”, lembra Eduardo Schroeder, fundador da Tindin. O resultado com as crianças de Jacareí já está aparecendo. “Eu aprendi que não é para ficar saindo pros lugares e gastando tudo que você tem, daí seu dinheiro fica negativo”, afirma Gabriel Davi dos Santos, estudante do 5º ano

O Caminhos da Reportagem é neste domingo, dia 05/12, às 20h.

Ficha técnica

Reportagem: Flavia Peixoto

Produção: Amanda Cieglinski, Carol Oliveira, Deise Machado

Imagens: Cadu Pinotti, Rogerio Verçoza, Sigmar Gonçalves

Apoio às imagens: André Rodrigo Pacheco

Auxílio técnico: Alexandre Souza, Caio Manlio

Apoio técnico: Dailton Matos

Edição de texto: Francislene de Paula

Edição de imagens e finalização: Jerson Portela

Arte: Eudes Lins

 

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias