No DF, Dia de Iemanjá é marcado por homenagens na Praça dos Orixás

Grupos de terreiros têm levado flores e oferendas ao Lago Paranoá

Publicado em 02/02/2022 - 17:15 Por Agência Brasil* - Brasília

A celebração do Dia de Iemanjá no Distrito Federal foi marcada por homenagens na Praça dos Orixás, localizada no Setor de Clubes Sul. Além de cortejos, a programação contou com atrações musicais, bancas de artesanato afro e comidas típicas instaladas no local. As atividades foram adaptadas para evitar aglomerações em virtude da pandemia de covid-19.

As homenagens a Iemanjá foram antecipadas também em virtude da pandemia. Desde o fim de semana, grupos de terreiros têm levado flores e oferendas ao Lago Paranoá. A programação da Festa das Águas, que homenageia Iemanjá, a Rainha do Mar, e Oxum, Rainha das Águas Doces, também conta com roda de samba e shows, com atividades que serão transmitidas on-line.

Em Salvador, pelo segundo ano consecutivo, os baianos não poderão colocar flores no mar do Rio Vermelho. O ritual de renovação da fé faz parte das celebrações ao Dia de Iemanjá, uma das maiores festas populares de Salvador. Mais uma vez a praia terá, ao invés de rosas, tapumes para evitar aglomeração.

Homenagens a Iemanjá reúnem milhares em Salvador em festa no Rio Vermelho
Homenagens a Iemanjá reuniam milhares de pessoas no Rio Vermelho - Arquivo/ 02/02/20217/Sayonara Moreno/Agência Brasil

Os devotos têm até esta terça-feira para deixar os presentes na casinha de Iemanjá no Rio Vermelho. A data movimenta algumas festas em bares e restaurantes do bairro, que seguem liberados para funcionamento.

 

*Com informações da Radioagência Nacional

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias