Hoje é Dia: cinema brasileiro celebra 124 anos da primeira filmagem

Confira eventos que marcam a semana entre 19 a 25 de junho

Publicado em 19/06/2022 - 09:02 Por Luiz Cláudio Ferreira, repórter da Agência Brasil - Brasília

Quando as luzes se apagam, um feixe de magia chega à telona. Daquela poltrona, viaja-se para um mundo tão novo capaz de encontrar histórias distantes ou mesmo um embarque para dentro de cada um de nós.

O fazer cinematográfico no Brasil, que promove, em telonas e telinhas, um encontro com a cultura nacional, começou no dia 19 de junho do ano de 1898. Foi naquela data que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto (1875 - 1919), considerado o primeiro cineasta nacional, filmou a Baía da Guanabara, quando estava a bordo do navio Brèsil.

Ele voltava da França, onde aprendeu técnicas de filmagem. O feito fez com que o dia 19 de junho se transformasse no Dia do Cinema Nacional. Outra data também é comumente celebrada pela sétima arte, o 5 de novembro (em 1896, houve a primeira exibição pública). 

As históricas filmagens de junho de 1898 inspiraram o pioneiro para o documentário A Praia de Santa Luzia, realizado em parceira com o irmão dele, o empresário Paschoal Segreto.

O acervo das produções da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) guarda preciosidades da história da sétima arte no Brasil.

A TV Brasil guarda espaço em sua grade para o filme nacional, como é o caso das obras de Mazzaropi  (saiba mais sobre o multiartista em reportagem da Agência Brasil). 

Mazzaropi em
Hoje é Dia - Mazzaropi em "Betão ronca ferro" de 1970. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.  Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

O Programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, já esmiuçou a vocação do cinema brasileiro para fazer história.

A atração explica que o reconhecimento em todo o país e também no exterior movimenta o mercado cinematográfico desde que a genialidade dos realizadores brasileiros ganhou equipamento e recursos. 

Em 2013, o Caminhos da Reportagem também destacou o esforço dos realizadores para a produção de filmes no Brasil, com sucessos em longas e curtas.

Críticos, diretores e artistas explicam os bons resultados do cinema nacional e a necessidade de investimento.

As rádios da EBC também guardam espaço cativo para destacar a produção cinematográfica, como o Cinema no Ar e o Claquete, que podem ser ouvidos também na internet. 
 

Dia Mundial dos Refugiados

Ainda no começo desta semana (segunda, dia 20), destaca-se o Dia Mundial dos Refugiados. Sobre esse tema, entre as principais vítimas de refugiados, estão as crianças. Isso motivou um programa Caminhos da Reportagem, com o título Depois da fronteira (confira abaixo).

Uma outra reportagem da TV Brasil também destacou a importância do idioma para quem escolhe o Brasil para se refugiar. O programa, veiculado neste ano, destacou que dois a cada três estrangeiros refugiados no Brasil relatam dificuldades para encontrar emprego no país. Entre os obstáculos, a falta de domínio da língua portuguesa mostrou-se o maior deles.

Aniversário de Dercy Gonçalves

A semana também é de celebrar a vida da atriz Dercy Gonçalves, que nasceu em 23 de junho de 1907 (há 115 anos). Ela faleceu em 2008.

Para quem quer conhecer mais da icônica artista, o programa Recordar é TV relembra entrevista em que Dercy explica, de forma bem humorada, o longo percurso profissional. 

O programa Todas as Vozes, da Rádio Nacional, recuperou uma entrevista realizada em 16 de janeiro de 1981 com Dercy Gonçalves no programa Balancê, da Rádio Excelsior de São Paulo, em conversa marcada pela irreverência. Confira abaixo:  



Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

19 a 25 de Junho de 2022
19

Nascimento do compositor russo Igor Stravinski (140 anos)

Dia do Cinema Brasileiro - marca a data da 1a filmagem da baía da Guanabara, que foi realizada em 19 de junho de 1898 com uma câmera Lumière pelo primeiro cineasta brasileiro, Afonso Segreto, a partir do navio francês Brèsil, quando ele retornava de uma viagem à Europa, aonde fora para buscar equipamentos de filmagem

20

Morte do compositor piauiense João Evangelista de Melo Fortes, o João Só (30 anos)

Nascimento da atriz australiana Nicole Kidman (55 anos)

Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (70 anos)

Dia Mundial dos Refugiados - comemoração instituída pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Resolução 55/76 de 2000, para marcar a data do aniversário da Convenção de Genebra de 1951, que entrou em vigor em 1974, definindo o refugiado como toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar a esse país

21

Nascimento do jornalista, produtor musical e diretor de televisão sergipano Fernando Faro (95 anos)

Solstício de Inverno no Hemisfério Sul

Dia Mundial do Skate

Dia Internacional do Ioga - a data foi oficializada pela ONU em sua 69ª Assembleia Geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014 e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia da organização, tendo recebido votos a favor por 175 nações

22

Morte do ator, cantor e dançarino estadunidense Fred Astaire (35 anos)

Dia Mundial do Fusca

23

Nascimento da atriz e humorista fluminense Dercy Gonçalves (115 anos)

Nascimento do instrumentista e cantor uruguaio Heber Artiga Fróis, o Gaúcho da Fronteira (75 anos) - gravou a canção de sucesso Herdeiro da Pampa Pobre, parceria com Vainê Darde, que foi regravada pelo grupo gaúcho de rock Engenheiros do Hawaii, em 1991

Dia do Desporto - criado pela Lei Pelé

Dia Olímpico

24

Nascimento do compositor e regente paraibano José de Lima Siqueira (115 anos) - regente e compositor reconhecido em nível internacional, de suma importância como educador, pelo papel de liderança que exerceu no meio musical de sua época e pela participação da criação de várias entidades de classe e culturais, tornando-se uma das grandes figuras da música brasileira no século 20

Nascimento de Milton da Silva - Pai de Ayrton Senna e maior incentivador da carreira do filho, do início no kart, até o tricampeonato da Fórmula 1 (95 anos)

Dia de São João

25

Morte do explorador francês Jacques Cousteau (25 anos)

Primeira transmissão mundial de TV ao vivo, via satélite (55 anos) - o canal inglês BBC se uniu a um pool de emissoras de 26 países para transmitir uma apresentação do grupo The Beatles gravando ao vivo no Abbey Road Studios a música All You Need Is Love

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias