Festival de Música da EBC: classificadas são anunciadas neste domingo

Público pode ouvir as escolhidas nas rádios EBC e votar na preferida

Publicado em 25/09/2022 - 07:03 Por Agência Brasil - Brasília

Chegou a hora da primeira decisão. O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação, anuncia, neste domingo (25), às 12h, os primeiros classificados para as fases finais do evento. A seleção foi feita pela comissão julgadora do evento.

Conheça os trabalhos escolhidos (a partir de 12h)

Festival de Música da Rádio Nacional FM 2021
Festival de Música da Rádio Nacional FM 2021 - Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Os sons e as expectativas na programação

Neste domingo também começa o período de divulgação dos materiais nas rádios EBC. As músicas passam, agora, a ser veiculadas durante toda a programação das emissoras até o dia 10 de outubro. Isso vai permitir que ocorra a votação popular dentro desse período. 

Para o gerente da Rádio MEC e coordenador do festival, Thiago Regotto, a divulgação dos trabalhos em programação das emissoras de rádio garante aos participantes uma oportunidade diferenciada. 

 

“O músico ganha uma exposição que já possibilita a projeção das carreiras desses artistas”, afirma o coordenador do festival.

 

Inclusive, Regotto testemunha que a tradição dos festivais da EBC tem garantido ao longo do tempo belos caminhos aos artistas que se classificam para as etapas decisivas.

Os trabalhos estão divididos em cinco categorias: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental; Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil; Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular; e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Saiba mais sobre o festival

Festival de Música da Rádio Nacional FM 2021
Festival de Música da Rádio Nacional FM 2021 - Marcello Casal JrAgência Brasil


A seleção das músicas levou em conta a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação.

Agora, nessa terceira etapa, o público pode acompanhar a transmissão e participar da escolha das semifinalistas pelo voto popular na internet até 10 de outubro.

O anúncio das obras que seguem na disputa ocorre em 11 de outubro. A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – será realizada no dia 5 de novembro. As músicas permanecem na programação das emissoras até o dia 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.

No palco

As músicas que chegarem à final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento anunciará a decisão do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores receberão os troféus em cada categoria.

Os autores das obras concorrentes vão poder contar com a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

Cronograma a partir de agora do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas

25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras

11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas

11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas

11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria

05/11 – Divulgação das músicas finalistas

05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas

06/12 – Divulgação dos vencedores

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias