Mel produzido na serra catarinense é tema do Caminhos da Reportagem

Programa na TV Brasil faz parte da série Riquezas da Nossa Terra

Publicado em 30/10/2022 - 11:13 Por Carina Dourado e Tiago Bittencourt – Repórteres da TV Brasil - Brasília

O mel que hoje é apelidado de “ouro negro”, pelo seu preço e cor, há uma década não tinha valor algum para os apicultores. O mel de melato de bracatinga - que não vem de flores, mas da seiva de uma árvore - hoje é visto como um produto brasileiro único no mundo e cobiçado no exterior.

O Caminhos da Reportagem foi até o ao município de São Joaquim, na região da serra, em Santa Catarina, para conhecer esse mel que conquistou o selo de indicação geográfica (IG), de denominação de origem, que reconhece que características da região são essenciais para o produto, com o nome IG Planalto Sul. O selo é dado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Sabores do Frio Caminhos da Reportagem
O mel de melato de bracatinga tem uma acidez mais elevada, menos glicose e é rico em minerais - TV Brasil

Neste caso, o mel só é encontrado em uma área de 58.987,1 quilômetros quadrados (km²) abrangendo 107 municípios de Santa Catarina, 12 do Paraná e 15 do Rio Grande do Sul. Isso porque é a região de uma árvore típica do sul do Brasil, a bracatinga, de onde se origina o mel de melato. A planta é infectada por um inseto, a cochonilha, que se alimenta da seiva da planta. Após a digestão, ela é expelida em forma de secreção doce, o melato colhido pelas abelhas, que, a partir daí, fazem o mel.

Estudos feitos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) concluíram que o mel de melato de bracatinga tem uma acidez mais elevada, menos glicose e é rico em minerais, como o potássio e o magnésio, o que o diferencia do mel floral. As cochonilhas só expelem quantidade suficiente para fazer o mel a cada 2 anos, o que o torna também um produto mais escasso no mercado, que respeita os processos naturais.

Outras indicações geográficas

A região não tem apenas o mel como produto com indicação geográfica. Ali também é produzido o queijo artesanal serrano, o vinho de altitude e a maçã fuji  - todos produtos que também possuem o selo de indicação geográfica, que valoriza e agrega valor a produtos tradicionais de um local.

Sabores do Frio Caminhos da Reportagem
Produção da Queijaria Tropeiro Velho, em Capão alto - TV Brasil

 

O primeiro a conquistar o selo foi o queijo artesanal serrano, que obteve a certificação em 2020, com o nome IG Campos de Cima da Serra, na modalidade denominação de origem. A região produz 1,6 tonelada do produto por ano, com faturamento de R$ 21 milhões. Na Queijaria Tropeiro Velho, em Capão Alto, o casal de produtores Wachington Cordova Muniz e Jesabel Machado tira o sustento da produção de queijo. “Um sabor mais forte, mais saboroso, quem costuma comer o queijo curado assim é difícil apreciar de novo o queijo normal”, garante Wachington.

A maçã fuji também é destaque e tem o selo de indicação geográfica desde 2021, com o nome IG Região de São Joaquim, na modalidade denominação de origem. Vinda do Japão, a fruta se adaptou ao clima dos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel. A fruta da região tem coloração mais avermelhada, é mais crocante e com maior suculência que outras variedades. A produtora e dona do Colha e Pague Martins, Lilia Martins, conta o diferencial: “quando ela pega geada, forma o pingo de mel dentro da maçã”, o que dá um sabor mais doce à fruta.

Em uma região de serra e frio, quem se adaptou bem por ali foram os vinhos, que também tem o selo de indicação geográfica, a IG Santa Catarina, na modalidade indicação de procedência, que destaca locais que se tornaram conhecidos pela produção desse tipo de produto. O clima da região favorece a concentração de aromas e sabores dos vinhos de altitude. Várias vinícolas já se destacam, como a Villaggio Bassetti, em São Joaquim, que aproveitou também o turismo como fonte de renda. “Quando eu comecei a estudar o assunto, em 2000, a quantidade de turistas na região era em torno de 60 mil pessoas por ano; há três anos, já passava de 200 mil e esse incremento é devido ao vinho”, afirma Eduardo Bassetti, proprietário da vinícola.

O episódio Sabores do frio serrano faz parte da série especial Riquezas da Nossa Terra, do Caminhos da Reportagem. O programa vai ao ar no próximo domingo, às 22h, na TV Brasil.

FICHA TÉCNICA

Reportagem - Tiago Bittencourt

Reportagem cinematográfica - André Pacheco

Auxiliar técnico - Rafael Calado

Produção - Carol Oliveira e Claiton Freitas

Estagiário - Rafael Ferraz

Edição de texto - Carina Dourado

Edição de imagens e finalização - André Eustáquio

Arte - Júlia Costa

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias