ONG em São Paulo doa perucas para pacientes com câncer

Cabelegria atende mulheres e crianças

Publicado em 21/03/2023 - 16:16 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Banco de Perucas Móvel - um caminhão customizado com prateleiras de perucas, espelho e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida - circula pela cidade de São Paulo realizando um cronograma de ações solidárias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. 

No banco são oferecidos cortes de cabelos gratuitos para quem doar cabelos, além de doação de perucas e kits para crianças e mulheres com câncer, que encontrarão ali um ambiente acolhedor, onde poderão experimentar perucas até encontrar a ideal.

São Paulo (SP),21/03/2023 - Ação solidária da Cabelegria promove corte de cabelo gratuito e doação de perucas para pacientes no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Ação da Cabelegria promove corte de cabelo gratuito e doação de perucas para pacientes no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho - Fernando Frazão/Agência Brasil

A ação é da Cabelegria, organização que há nove anos confecciona e distribui gratuitamente perucas para crianças e mulheres com câncer em todo o Brasil. 

A fundadora da entidade, Mariana Robrahn, disse - sobre a importância da iniciativa para as pacientes com câncer - que “infelizmente a quimioterapia faz cair todos os cabelos de uma mulher que já está fragilizada. A doação da peruca faz com que os pacientes que não querem passar pelo tratamento careca se sintam [numa situação] melhor”.  

Vida social

São Paulo (SP),21/03/2023 - A estudante Kethely Amanda Gomes recebe doação de peruca da Cabelegria no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Estudante Kethely Amanda Gomes recebe doação de peruca da Cabelegria no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho - Fernando Frazão/Agência Brasil

A ação melhora a vida social das pacientes, disse ela. “Muitas vezes, para esses pacientes, além de devolver a autoestima, devolvemos também a vida social, pois alguns deles param de sair porque não querem que os vejam sem cabelos. Além da doação da peruca, o Banco de Perucas Móvel é uma experiência. Nele, a paciente faz uma linda maquiagem e pode experimentar diversas perucas até encontrar a que mais gosta!”, afirmou Mariana.

Paciente em tratamento, Elaine Cabral disse que está feliz com a peruca recebida. “Foi a melhor coisa que me aconteceu, pois queria muito um cabelo, estou muito feliz. A Cabelegria trouxe a minha autoestima de volta, sou muito grata pelo trabalho lindo que eles fazem, um atendimento maravilhoso, só gratidão”.  

A Ariana Santos, que também esteve no Banco de Perucas Móvel, revelou que amou a peruca e principalmente a iniciativa. “É um ato de amor e carinho com todas nós, mulheres em tratamento. Foi muito gratificante o momento no caminhão: as pessoas doando e nós ali experimentando as perucas. Foram momentos de muita alegria, principalmente no dia das mulheres”. 

Sā Paulo (SP) - Ariana Santos Landuci Silva, posa para foto com sua peruca do projeto
Ariana Santos Landuci Silva, posa para foto com sua peruca do projeto O Banco de Perucas Móvel - Cristiane Burckauser/Divulgação Cabelegria

Desde o início do mês, já houve sete dias de ação. “Esses dias foram bem expressivos, tivemos 155 cortes de cabelo para doação, 865 unidades de cabelos entregues já cortados e 45 perucas doadas”, detalhou Mariana. 

A próxima iniciativa será no sábado (25),  das 9h às 14h, na Rua São Lucas 5B – Jardim de São Lázaro, Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.

As pacientes que queiram retirar peruca de doação, devem apresentar laudo médico, identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Pacientes oncológicos também devem apresentar comprovante de quimioterapia. Será preenchido cadastro para liberação da doação.

Doação

São Paulo (SP), 21/03/2023 - A cabelereira Ana Barbara Romero recebe doação de peruca da Cabelegria no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Cabelereira Ana Barbara Romero recebe doação de peruca da Cabelegria - Fernando Frazão/Agência Brasil

As pessoas que quiserem doar cabelo podem ir aos pontos de coleta disponíveis no site ou doar  cabelo através dos Correios: A/C Cabelegria, Caixa Postal – 75207 - São Paulo/SP,  CEP. 02415-972 - CNPJ - 20.000.573/0001-22. 

Para doações, o cabelo precisa ter, no mínimo, 20 centímetros. É importante que o cabelo seja amarrado antes do corte e que esteja seco sem chapinha ou escova. 

A organização confecciona 50 perucas por mês e não há fila de espera para entregas pedidas pelo site e enviadas por Sedex sem custo. “São necessárias cerca de trezentas gramas de cabelo (aproximadamente cinco mechas de pessoas diferentes) para confeccionar uma única peruca”, explica a  organização.

Desde sua criação, a Cabelegria arrecadou milhares de doações de fios, transformando o projeto em uma corrente mundial do bem, que já realizou mais de 12 mil entregas gratuitas para crianças e mulheres.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias