Governo cria Floresta Nacional do Parima em Roraima

Reserva reclassificada como Flona amplia unidades de conservação

Publicado em 06/09/2023 - 14:00 Por Fabíola Sinimbu - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Área remanescente da Reserva Florestal do Parima, criada em 1961, de 109.484 hectares, no município de Amajari, em Roraima, foi reclassificada como Floresta Nacional (Flona) do Parima. A medida publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6), em um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Com a mudança, a área passa a ser caracterizada como uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, previsto na lei 9.985/2000. Como a reserva havia sido criada antes, e depois foi sobreposta com a criação da Terra Indígena Yanomami, em 1992, esse território havia escapado à nova legislação. 

Como Flona, a região poderá compatibilizar a conservação dos recursos naturais com o desenvolvimento sustentável, ampliando as unidades de conservação já existentes, já que a área também é limítrofe com a Estação Ecológica (Esec) de Maracá. Estão previstos manutenção e proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade; manejo e uso múltiplo sustentável dos recursos florestais; e apoio ao desenvolvimento de métodos de exploração sustentável. 

O subsolo de toda a Flona está incluído, enquanto que o trecho da rodovia estadual RR-203, que cruza a região, foi excluído da unidade.  

De acordo com o decreto, Floresta Nacional do Parima será administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias