logo Agência Brasil
Geral

Rádio Nacional da Amazônia estreia programa Identidade Ancestral

Série aborda diferentes aspectos da luta dos povos indígenas
EBC
Publicado em 03/11/2023 - 16:17
Brasília
Brasília (DF) 07/06/2023 - Indígenas de varias etnias chegam na parte externa do Supremo Tribunal Federal (STF), para assistirem o julgamento do marco temporal de terras indígenas. O caso põe em lados opostos ruralistas e povos originários, e está parado na Corte desde 2021.O tema tem relevância porque será com este processo que os ministros vão definir se a tese do marco temporal tem validade ou não. O que for decidido valerá para todos os casos de demarcação de terras indígenas que estejam sendo discutidos na Justiça.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

A Rádio Nacional estreia, neste sábado (4), a série Identidade Ancestral, conteúdo especial em formato de podcast que aborda diferentes aspectos da luta dos povos indígenas. A primeira temporada traz 13 episódios, cada um com cinco minutos de duração, que serão veiculados na programação da Rádio Nacional da Amazônia.

Toda semana, um episódio inédito será veiculado pela emissora no programa Ponto de Encontro, aos sábados, às 11h, e depois disponibilizado nas plataformas de streaming (Spotify e site das Rádios EBC).

Nesta temporada, por meio da voz dos próprios indígenas, serão abordados temas como demarcação de terras, a população indígena no contexto urbano, a realidade dos povos isolados, a resistência das línguas maternas, o trabalho de indígenas influenciadores, dentre outros. Os episódios serão reprisados no programa Tarde Nacional da Amazônia, toda segunda-feira, às 16h.

O programa Identidade Ancestral foi um dos projetos aprovados no primeiro Pitching de Produção Interna realizado na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que contou com a participação dos empregados para a formatação de novos programas. Idealizado por Tânia Cerqueira, os episódios tiveram produção, entrevistas, roteiro e edição de Nathália Mendes, sonoplastia de Messias Melo, trilha sonora por Marcus Viana e coordenação de Taiana Borges.