logo Agência Brasil
Geral

Falta de energia no Aeroporto de Congonhas causa suspensão de voos

Falha no abastecimento afetou torre de controle
Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 15/03/2024 - 16:38
São Paulo
Fila de passageiros no embarque do Aeroporto de Congonhas após cancelamento de vôos.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Os pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foram suspensos na tarde de hoje (15) devido a problema externo no abastecimento de energia que afetou a torre de controle. A falha no abastecimento de energia  teve início por volta das 14h25 e foi solucionada somente às 16h. 

De acordo com a concessionária Aena, que administra o aeroporto, todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia. A empresa não confirmou o número de voos afetados durante o período. 

Nas redes sociais, passageiros reclamaram do cancelamentos de voos. Há passageiros presos dentro do avião há cerca de duas horas, em Congonhas, por causa da suspensão de voos.

Procurada pela Agência Brasil, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia, informou que houve "uma ocorrência na rede elétrica que abastece o aeroporto de Congonhas, que causou a interrupção no fornecimento de energia na localidade". A concessionária disse que "realizou manobras em sua rede e atuou para restabelecer o serviço, que já encontra-se normalizado".

Ainda segundo a Enel, as causas do ocorrido ainda serão apuradas. 

* Texto atualizado às 18h16 para inclusão da nota da Enel.