logo Agência Brasil
Geral

Queda de meteoro ilumina céu do Nordeste

Moradores de várias cidades filmaram o fenômeno
Gabriel Brum - Repórter do Radiojornalismo
Publicado em 13/07/2024 - 19:20
Brasília
a madrugada do dia 4 para o dia 5 de maio ocorrerá o pico da chuva de meteoros eta Aquariids (ou Eta Aquáridas), que pode produzir até 50 meteoros por hora a uma velocidade de 65,5 km/seg, em condições ideais de escuridão e tempo. Nessa noite, a Lua estará apenas 14% iluminada, favorecendo a observação desse evento astronômico. Foto: 
amsmeteors.org/Divulgação
© amsmeteors.org/Divulgação

Um meteoro iluminou o céu do Piauí na madrugada deste sábado (13), pouco depois da meia-noite. Moradores de várias cidades do nordeste filmaram o fenômeno e publicaram na internet. O clarão foi tão forte que a noite pareceu dia por um instante.

O coordenador do Projeto Brasileiro de Pesquisa de Meteoros, Marcelo Antônio, explica que o caso pode ser super bólido (meteoro brilhante). Uma rocha que entra na atmosfera do nosso planeta a velocidades altíssimas, a milhares de quilômetros por hora.

"Como o nosso planeta - três quartos -  é coberto de água, a maioria desse fenômeno ocorre em cima do mar. Então ele é pouco visto. E quando ele é avistado, ele causa essa impressão fantástica. É um momento realmente muito bonito. Não apresenta ameaça nenhuma, esse tipo de fenômeno. Em geral, esse corpo rochoso se desintegra no ar".

O fenômeno acontece quando a Terra, durante a órbita ao redor do Sol, cruza áreas com rochas e poeira cósmica deixadas por cometas.