SP: pesquisa aponta problemas de visão em 65% dos caminhoneiros

Publicado em 25/01/2019 - 13:34 Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Pesquisa feita pelas concessionárias dos sistemas Anhanguera-Bandeirantes e Castello-Raposo, estradas que ligam a capital paulista ao interior do estado, mostrou que 65% dos caminhoneiros atendidos em 2018 por um programa de saúde apresentaram algum tipo de alteração na acuidade visual. São pelo menos 3.062 dos 4.268 motoristas atendidos no período. 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016, mostram que mais de 35 milhões de brasileiros são afetados por algum problema de visão, o que equivale a 19% da população. Isso mostra que o percentual de caminhoneiros com algum tipo de problema de visão está acima da média nacional.

O coordenador médio da CCR ViaOeste, concessionária da Castello-Raposo, Marcelo Okamura, disse que o fato é preocupante, pois a maior parte dos motoristas não está ciente da condição. “O teste avalia se o motorista enxerga de perto, de longe, a reação para o caso de ofuscamento noturno, a amplitude do campo de visão e a capacidade de diferenciar as cores.”

O uso prolongado e a curtas distâncias de aparelhos eletrônicos é um dos fatores que ajuda a aumentar os problemas visuais, e o tabagismo também, segundo Okamura.. “Doenças cardiovasculares, pulmonares, o câncer, o uso do cigarro podem acarretar a perda da visão central e acelerar o desenvolvimento de catarata”, afirmou.

A recomendação é que os motoristas fiquem atentos a sintomas como coceira excessiva nos olhos, lacrimejamento constante, vermelhidão ou dor de cabeça que perdure por dias. 

Segundo o coordenador médico da CCR AutoBAn, concessionária que administra a Anhanguera-Bandeirantes, Mário Jorge de Castro Kodama, ao identificar motoristas com acuidade visual alterada, a equipe de saúde do Programa orienta que ele procure  atendimento especializado para fazer um diagnóstico mais detalhado e o tratamento recomendado. 

“Há muitas alterações pequenas que o caminhoneiro não percebe. Elas podem ocasionar o surgimento de dores de cabeça constantes, situações que a pessoa muitas vezes não associa à visão, e que não a impede de dirigir, por exemplo. A boa visão é fundamental para que o profissional possa executar em segurança o seu trabalho. Quando nós oferecemos este tipo de serviço ao motorista, estamos contribuindo para que o caminhoneiro possa identificar uma situação, tratá-la e continuar a conduzir pelas nossas rodovias em segurança”, ressaltou.

O levantamento foi feito nas estradas em bases do Programa Estrada para a Saúde, em parceria com a Agência Reguladora de Transporte de São Paulo (ARTESP).

Edição: Maria Claudia

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa credita saque emergencial do FGTS para nascidos em julho

Saque emergencial permite a retirada de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas no FGTS.  Nesta fase, o dinheiro pode ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem.

Agência Brasil Explica
Saúde

Agência Brasil explica: como é feita média móvel de casos de covid-19

Epidemiologista diz que média móvel é indicador importante por ser de fácil entendimento e permitir a divulgação diária dos dados, mantendo a população mobilizada em relação às medidas de prevenção.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vêm Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na região metropolitana. 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes.