Exames confirmam primeiro caso de transmissão de ebola na Europa
Depois de dois exames positivos para ebola feitos em uma enfermeira espanhola, foi confirmado o primeiro caso de ebola transmitido na Europa. A paciente foi contaminada depois que atendeu o missionário Manuel Garcia Viejo, que morreu no fim de setembro vítima do vírus em um hospital de Madri.
Fontes do Hospital de Alcorcon informaram que a segunda análise confirmou o diagnóstico do primeiro exame feito quando a enfermeira chegou à unidade, durante a manhã de hoje (6), com os sintomas da doença.
As mesmas fontes explicaram que, devido ao elevado risco de contágio, foi ativado o protocolo de segurança previsto para situações desse tipo. No Hospital Carlos III, onde a enfermeira esteve com o missionário, foi atendido também outro paciente com ebola, o missionário Miguel Pajares, que também morreu em decorrência da doença.
*Com informações da Agência Lusa
![Centro de tratamento contra o ebola (Luis Fonseca/Agência Lusa/Direitos Reservados)](https://imagens.ebc.com.br/ip4MmDYzN003lpVp8zYAsJ5xwbQ=/390x240/smart/https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/ebola1.jpg?itok=9wETZo_z)
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF) 10/01/2025 - Turismo e crise climática: os caminhos sustentáveis para a Amazônia - Visita a comunidade em Manaquiri Amazonas.
Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 07/02/2025 - Universitárias trans se mobilizam por mais inclusão no ensino superior. A articuladora da Rede Trans Brasil e também estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF), Ariela Nascimento. Foto: Ariela Nascimento/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)