Ebola: médico cubano infectado em Serra Leoa será levado para Genebra

O especialista em medicina interna integra a Brigada do Contingente

Publicado em 19/11/2014 - 07:58 Por Da Agência Lusa - Havana

Um médico cubano que contraiu ebola durante permanência em Serra Leoa será transferido para Genebra, na Suíça, para receber tratamento, segundo nota oficial divulgada hoje (19). O médico é um especialista em medicina interna e integra a Brigada do Contingente Internacional Henry Reeve, que se encontra em Serra Leoa desde o início de outubro.

De acordo com o Ministério da Saúde cubano, em 16 de novembro, o especialista, que tratou de pacientes com o vírus, começou a apresentar febre de 38 e 39 graus, além de outros sintomas, e foi transportado para o Centro de Tratamento de Ebola na capital Freetown. Na segunda-feira (17), o diagnóstico foi confirmado.

“O nosso colaborador está sendo acompanhado por uma equipe de profissionais britânicos com experiência no tratamento de pacientes, que mantêm comunicação permanente conosco”, diz a nota do Ministério da Saúde.

Por sugestão da Organização Mundial da Saúde, o médico será transferido para o Hospital Universitário de Genebra, “um centro especializado com experiência no tratamento de casos infeciosos”, informa ainda o comunicado.

Cuba enviou três brigadas de especialistas, incluindo médicos e enfermeiros, para os países da África Ocidental mais afetados pela epidemia.

Últimas notícias