Ataque com explosivo contra mesquita deixa cinco feridos na Suécia

Publicado em 25/12/2014 - 18:08 Por Da Agência Lusa - Estocolmo

Incêndio provocado por um artefato explosivo atirado no interior de uma mesquita, em uma localidade próxima a Estocolmo, capital da Suécia, feriu hoje (25) cinco pessoas, anunciou a polícia local. "Alguém atirou um explosivo através de uma janela e provocou um incêndio no interior da mesquita", disse um porta-voz da polícia, Lars Franzell, segundo o qual entre 15 e 20 pessoas estavam no edifício.

O ataque em Eskilstuna, 90 quilômetros a oeste de Estocolmo, ocorre num momento em que a Suécia atravessa uma escalada de ações da extrema direita. Conhecido pelo bom acolhimento aos refugiados estrangeiros, o país viu o cenário político mudar em dezembro, após o partido direitista Democratas da Suécia ter sido eleito terceira força parlamentar. O resultado forçou o governo de esquerda a convocar eleições legislativas antecipadas.

A mesquita atacada está situada no térreo de edifício residencial. O fogo foi provocado depois do meio-dia de hoje, informou a polícia. "O ódio aos estrangeiros foi reforçado", declarou o chefe da Associação dos Muçulmanos na Suécia, Omar Mustafa, à rádio pública SR.

A polícia abriu inquérito para apurar o incêndio de origem criminosa, mas ainda não identificou nenhum suspeito. Os cinco feridos foram hospitalizados com sintomas de intoxicação, golpes e fraturas.

Em janeiro deste ano, desconhecidos pintaram a cruz suástica [símbolo nazista] na porta de uma mesquita em Estocolmo. Em dezembro do ano passado, um grupo de neonazistas atacou um centro antirracista na capital sueca, deixando três feridos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Agência Brasil Explica
Saúde

Agência Brasil explica: como é feita média móvel de casos de covid-19

Epidemiologista diz que média móvel é indicador importante por ser de fácil entendimento e permitir a divulgação diária dos dados, mantendo a população mobilizada em relação às medidas de prevenção.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vêm Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na região metropolitana. 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.