Rússia fornece a separatistas gás cortado pela Ucrânia

Publicado em 19/02/2015 - 16:07 Por Da Agência Lusa - Moscou

A Rússia começou hoje (19) a fornecer gás aos territórios do Leste da Ucrânia controlados pelos separatistas, que disseram ter deixado de receber gás da companhia ucraniana, anunciou a empresa estatal russa Gazprom.

“Desde as 16h (11h em Brasília), a Gazprom fornece gás à Ucrânia, pelas estações de Prokhorovka e Platovo, em um volume de 12 milhões de metros cúbicos por dia”, disse o presidente da Gazprom, Alexei Miller.

As estações de Prokhorovka e Platovo correspondem a dois dos pontos de entrada do gás russo na Ucrânia, um na região de Donetsk e o outro na de Lugansk. Miller disse que o fornecimento se enquadra “no contrato em vigor” entre a Gazprom e a companhia ucraniana Naftogaz.

Pouco antes, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, disse que a Rússia poderia fornecer gás por “razões humanitárias” aos territórios separatistas. Medvedev informou ter pedido ao Ministério da Energia russo e à Gazprom que preparassem propostas de fornecimento “para dar resposta às necessidades dessas regiões”. “As pessoas não podem passar frio”, disse o primeiro-ministro.

Os separatistas pró-Rússia anunciaram uma interrupção brusca do fornecimento de gás aos territórios que controlam. A Naftogaz confirmou a suspensão, atribuindo-a aos estragos causados pelos combates. “O restabelecimento das entregas é impossível por causa dos combates, que continuam” e impedem os técnicos de fazer as reparações necessárias sem arriscar a vida, informa comunicado da Naftogaz.

Últimas notícias