Canadá envia ajuda humanitária para o Nepal

Publicado em 27/04/2015 - 13:08 Por Iara Falcão* – Correspondente da Agência Brasil/ EBC - Montréal

Syambhunaath Stupa, local histórico no Nepal conhecido como templo dos macacos, após o forte terremoto que atingiu Katmandu

Governo do Canadá estima que 462 canadenses estejam no Nepal Narendra Shrestha/EPA/Agência Lusa

O Canadá vai contribuir com 5 milhões de dólares canadenses para os esforços de ajuda humanitária no Nepal, onde um terremoto de 7,8 graus na escala Richter causou a morte de mais de 3,7 mil pessoas no sábado (25). O primeiro-ministro Stephen Harper também autorizou o envio de uma equipe de assistência em caso de catástrofe para auxiliar no levantamento das necessidades locais. Soldados especializados em busca e resgate e equipes médicas também estão sendo enviados ao país asiático para prestar socorro.

O Ministério de Relações Exteriores do Canadá estima que 462 canadenses estejam no Nepal, mas ainda não há informações sobre mortos.

O terremoto ocorreu no sábado a cerca de 80 quilômetros da capital nepalense, Katmandu. Os abalos sísmicos ocorreram também na Índia e na China e se repetiram no domingo (26). O tremor provocou avalanches no Monte Everest, onde pelo menos 18 pessoas morreram.

No sábado, Stephen Harper ofereceu condolências ao povo nepalense e do Norte da Índia que perderam suas famílias e amigos no desastre.

 

* A matéria foi alterada às 16h55 de hoje (27) para correção do valor da contribuição oferecida pelo Canadá. O valor correto é 5 milhões de dólares canadenses

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias