Onda de calor mata 692 pessoas no Paquistão

Publicado em 23/06/2015 - 16:29 Por Da Agência Lusa - Karachi (Paquistão)

A onda de calor que atinge nos últimos dias o Paquistão provocou a morte de quase 700 pessoas, segundo novo balanço divulgado hoje (23) pelas autoridades locais. A maioria das vítimas morreu em hospitais públicos na cidade portuária de Karachi, centro econômico do país, com cerca de 20 milhões de habitantes. Durante o fim de semana, as temperaturas atingiram 45 graus Celsius.

“O número de mortos na onda de calor atingiu 692”, disse a autoridade sanitária da província de Sindh, Saeed Mangnejo, admitindo que este número ainda pode aumentar.

O maior número de mortes foi registrado no principal hospital de Karachi, Post Graduate Medical College Hospital, onde foram tratados mais de 3 mil doentes, disse o médico Semi Jamila.

As autoridades paquistanesas informaram que a onda de calor também deixou sete mortos na província de Punjab nas últimas 24 horas.

Estas mortes ocorrem quando o país, majoritariamente muçulmano, com cerca de 200 milhões de habitantes, observa o mês sagrado do Ramadã, durante o qual é proibido comer e beber entre o nascer do sol e o pôr do sol. Alguns religiosos lançaram avisos públicos, informando que as pessoas fisicamente mais frágeis podem abster-se de fazer jejum, em razão das condições difíceis.

Os cortes no abastecimento de eletricidade em Karachi dificultam ainda mais a situação, porque dificultam o fornecimento de água à cidade.

As temperaturas registradas hoje (23) em Karachi estavam em torno de 44,5 graus Celsius, segundo os serviços meteorológicos paquistaneses, que informaram sobre a possível ocorrência de tempestades durante o período da noite.

O primeiro-ministro Nawaz Sharif deu instruções especiais à Autoridade Nacional de Gestão de Desastres e a outras organizações para fornecerem assistência urgente às vítimas da onda de calor.

A dificuldade climática no Paquistão ocorre um mês depois de a vizinha Índia ter sido afetada por uma onda de calor, que deixou mais de 2 mil mortos.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.