Novo resgate para Grécia pode chegar a 25 bilhões de euros ao setor bancário

Publicado em 12/07/2015 - 15:39 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

Um novo resgate para a Grécia poderá incluir entre 10 bilhões e 25 bilhões de euros para o setor bancário grego, segundo um documento do Eurogrupo transmitido hoje (12) aos líderes da zona do euro.

O terceiro programa de ajuda solicitado pela Grécia poderá elevar o socorro para 86 bilhões de euros, segundo as necessidades financeiras estimadas pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e pela Comissão Europeia.

Deste valor, parte importante será destinada ao setor financeiro, num total estimado entre 10 bilhões e 25 bilhões de euros, para fazer face à necessidade de recapitalizar os bancos gregos ou mesmo custos de eventuais falências.

O sistema bancário grego, que já era frágil, piorou com o agravamento da situação no país, diante do impasse das negociações entre Atenas e os credores e a significativa saída de depósitos.

Para impedir uma maior "sangria", os bancos gregos estão fechados desde 28 de junho e os saques bancários estão limitados a 60 euros por dia.

O dinheiro necessário para resgatar os bancos gregos, no âmbito de um terceiro resgate, também vai depender do tempo que levar para se chegar a um acordo.

O documento cita a importância de uma decisão rápida. "O Eurogrupo está consciente de que uma decisão rápida sobre um novo programa é condição para permitir aos bancos reabrirem as portas", diz o documento que também menciona que a rapidez dessa decisão será fundamental para evitar que o financiamento total do novo resgate seja ainda mais alto do que os cerca de 80 bilhões de euros.

Depois da reunião do Eurogrupo, realizada entre ontem e hoje, o assunto Grécia passou para o nível de chefes de Estado e de Governo, reunidos neste momento em Bruxelas em uma cúpula extraordinária da zona do euro.

Últimas notícias