Queda de guindaste na Grande Mesquita de Meca deixa 107 mortos

Publicado em 12/09/2015 - 09:26 Por Da Agência Lusa - Riade

Pelo menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas devido à queda de um guindaste no interior da Grande Mesquita da cidade de Meca, local mais sagrado do Islã. O acidente aconteceu ontem (11)  e foi provocado pelo forte temporal que atinge a região, de acordo com a autoridade de Defesa Civil da Arábia Saudita

A Grande mesquita de Meca é a mais sagrada do Islã e destino da peregrinação do Hajj, com início previsto o fim deste mês setembro. O local costuma estar lotado às sextas-feiras, o dia sagrado do islamismo.

Quinze equipes da Defesa Civil participaram das operações de socorro às vítimas, em colaboração com a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde.

Diversos vídeos e fotografias difundidos nas redes sociais mostram numerosos corpos ensanguentados no chão da mesquita, que estava cheia no momento do acidente.

O guindaste que tombou no interior do templo estava sendo utilizado para obras destinadas a restaurar e ampliar o recinto. No momento do acidente, a cidade saudita estava sob forte chuva.

O complexo religioso abriga a Kaaba, uma grande construção em forma de cubo que os peregrinos circundam por sete vezes, e em direção à qual os muçulmanos rezam cinco vezes por dia.

Investigação
O governador da região de Meca, príncipe Khaled al-Faiçal, ordenou a abertura de um inquérito sobre o incidente, que ocorreu quando a Arábia Saudita se prepara para receber centenas de milhares de peregrinos para o Hajj, um dos cinco pilares do Islã e que todo fiel deve cumprir pelo menos uma vez na vida.

De acordo com a agência oficial saudita SPA, até essa sexta-feira, cerca de 800 mil peregrinos já tinham chegado ao país para a celebração do Hajj.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias