Reeleição de Tsipras na Grécia "é notícia preocupante", diz ministro espanhol

Publicado em 21/09/2015 - 10:59 Por Da Agência Lusa - MADRID

Alexis Tsipras comemora vitória em eleições legislativas na Grécia

Alexis Tsipras comemora vitória em eleições legislativas na GréciaEPA/Yannis Kolesidis/Agência Lusa/Direitos Reservados

O ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha, José Manuel García-Margallo, considerou hoje (21) que a reeleição de Alexis Tsipras como primeiro-ministro da Grécia "é uma notícia preocupante para o projeto europeu".

Ele fez a declaração quando questionado pelos jornalistas sobre a vitória do Syriza, de Tsipras, nas eleições legislativas antecipadas.

Alexis Tsipras tinha convocado eleições legislativas antecipadas após ter assinado o terceiro resgate para a Grécia, uma medida que levou à fragmentação do seu partido e ao afastamento de antigos aliados e colegas de governo, como Yanis Varoufakis.

As eleições gregas ficaram marcadas pela mais alta taxa de abstenção em votações na Grécia e pela presença em campanha de vários líderes políticos da esquerda europeia, entre os quais o secretário-geral do Podemos espanhol, Pablo Iglesias.

García-Margallo falavou hoje ao entrar para a apresentação do relatório As empresas Espanholas Criam Valor. Responsabilidade Social Corporativa na Iberoamérica, na Casa América, em Madrid. O trabalho foi elaborado pelo próprio Ministério dos Assuntos Exteriores e da Cooperação.

O governo espanhol foi um dos principais opositores de Alexis Tsipras durante as negociações da Grécia com os seus credores, opondo-se a uma renegociação da dívida e a um perdão em toda a linha.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias