COP21: presidente francês admite que financiamento pode dificultar acordo

Publicado em 10/12/2015 - 12:49 Por Da Agência Lusa - Paris

Presidente François Hollande fala a religiosos sobre os impasses das negociações na COP21, há um dia do final do encontro

Presidente François Hollande fala a religiosos sobre os impasses das negociações na COP21, há um dia do final do encontroMichel Euler/Agência Lusa

O presidente da França, François Hollande, admitiu hoje (10) que as dificuldades para alcançar um acordo mundial sobre mudanças climáticas, especialmente no que se diz respeito ao financiamento, persistem na véspera do encerramento da 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris. Hollande falou sobre o assunto, durante uma recepção no Palácio do Eliseu (sede da presidência francesa) com autoridades religiosas envolvidas na luta contra o aquecimento global.

“É muito importante nesta fase final [da conferência] que possamos recordar aos negociadores porque estão aqui. Não estão aqui apenas em nome dos seus Estados, nem da história do seu continente, nem para exigir justiça para uns ou prolongamentos para outros”, afirmou Hollande, dizendo que existe resistência sobre questões de financiamento, inerentes aos prejuízos e aos danos provocados pelas mudanças climáticas. "[Estão aqui] para resolver o futuro do planeta, uma responsabilidade da qual não podem fugir”, ressaltou ele.

O mais recente esboço do acordo final da conferência do clima, divulgado nesta quarta-feira (9), adota uma formulação defendida por países como os Estados Unidos, Índia e China, alguns dos principais emissores de gases de efeito estufa a nível mundial. Estas potências pretendiam a eliminação de um artigo (o Artigo 17) que introduzia o caráter vinculativo, com base em termos legais, dos compromissos de redução de emissões de gases assumidos por cada país.

O ministro das Relações Exteriores francês e presidente da COP21, Laurent Fabius, afirmou entretanto que um novo esboço do texto final será divulgado ainda hoje, esperando que o acordo final seja adotado na tarde de sexta-feira, o último dia da conferência.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Na tarde deste sábado (8), no Estádio do Pituaçu, em Salvador, o Bahia conquistou o tricampeonato estadual
Esportes

Nos pênaltis, Bahia conquista o tricampeonato estadual

O Tricolor coloca em campo a equipe principal, sai perdendo para o Atlético de Alagoinhas, consegue o empate e conquista o campeonato estadual pelo terceiro ano seguido, algo que não ocorria desde 1988.

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Profissional prepara amostra para realizar exame de covid-19.
Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.