Hollande diz que aprovação de acordo sobre o clima pode mudar o mundo

Publicado em 12/12/2015 - 10:54 Por Da Agência Lusa - Paris

Ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, o presidente da França, François Hollande e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon se cumprimentam ao chegar na COP21, em Paris

O chanceler francês, Laurent Fabius, o presidente da França, François Hollande, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon se cumprimentam ao chegar à COP21, em ParisHorcajuelo/Agência Lusa

O presidente francês, François Hollande, pediu hoje (12) aos delegados que participam conferência do clima, a COP21, em Paris, que adotem o texto do acordo que foi apresentado, o que “será um grande gesto para a humanidade”.

Hollande falou logo depois de o presidente da conferência, o chanceler francês, Laurent Fabius, ter apresentado o projeto do acordo, que vai ser submetido ainda hoje aos participantes do encontro, em plenário.

Segundo Hollande o documento é o primeiro acordo universal da história das negociações climáticas. “Estamos num momento decisivo”, afirmou o chefe de Estado francês.

François Hollande se dirigiu aos 196 delegados, afirmando que eles têm a “possibilidade de mudar o mundo” caso o documento seja aprovado.

O acordo visa a conter o aquecimento global abaixo dos 2 graus Celsius e limitá-lo a 1,5 grau, além de prever uma verba de US$ 100 bilhões por ano para os países em desenvolvimento a partir de 2020.

Últimas notícias