Cameron deixa cargo na quarta e Theresa May assume como premier do Reino Unido
![EPA/Hannah Mckay/Agência Lusa/Direitos Reservados Theresa May é a única candidata ao cargo de premier do Reino Unido](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![David Cameron](/sites/default/files/atoms/image/david_cameron.jpg)
David Cameron deixa o cargo de primeiro-ministro na quarta-feira
O premier britânico, David Cameron, anunciou hoje (11) que deixará o cargo na quarta-feira (13) e quem deve assumir seu posto é a ministra do Interior, Theresa May, após ficar sozinha na campanha pelo cargo. "Amanhã, irei liderar minha última reunião de gabinete. E, após isso, espero entregar minha renúncia", declarou Cameron a jornalistas.
O anúncio foi feito após a ministra de Energia Andrea Leadsom informar na manhã desta segunda-feira que deixará a corrida pela liderança do Partido Conservador e, por consequência, ao cargo de premier.
Desta forma, May, que já tinha a maioria do apoio dentro da legenda, tornou-se a única candidata ao cargo. "Não vamos ter uma campanha eleitoral prolongada. Acho que Leadsom tomou a decisão certa de se retirar", disse Cameron.
O premier ainda elogiou sua sucessora. "[May] é forte, competente e mais do que capaz da liderança que o país irá necessitar nos próximos anos."
![Teresa May é a única candidata ao cargo de premier do Reino Unido](/sites/default/files/atoms/image/05420434.jpg)
Theresa May é a única candidata ao cargo de premier do Reino Unido
Cameron anunciou que deixaria o cargo após a maioria dos britânicos votar pelo Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), no final de junho. Com May, o Reino Unido voltará a ser governado por uma primeira-ministra mulher, cerca de 26 anos após a conservadora Margaret Thatcher, que liderou os britânicos entre 1979 e 1990.
![Wison Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - O Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho, fala no programa A Voz do Brasil. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - Os ministros da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, participam do lançamento do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial O Plano objetiva implementar ações para promover a igualdade racial na comunicação dos órgãos e entidades da administração pública federal, em conformidade com decreto presidencial nº 11.787/2023. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)