Corredora que denunciou doping no atletismo russo poderá competir na Olimpíada
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) permitiu a atleta russa Yulia Stepanova, participar de competições internacionais. Ela denunciou à Agência Mundial Antidoping (Wada) casos de uso de substâncias ilegais por atletas russos.
“O Conselho da IAAF tomou a decisão de admitir Yulia Stepanova nas competições internacionais como esportista independente, de acordo com a regra 22.1 A”, informou em nota.
A Wada apoiou a recomendação da comissão da IAAF de admitir Stepanova aos Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo, o nome da corredora não consta entre os participantes do próximo Campeonato da Europa.
Yulia Stepanova foi suspensa por dois anos, em 2013, por ter usado doping. Ela e seu marido Vitaly Stepanov foram os denunciantes principais do canal televisivo ARD, que fez um filme sobre o doping nos esportes russos. Em dezembro de 2014, o casal pediu asilo ao Canadá e agora vive nos Estados Unidos.
Em novembro de 2015, a Wada acusou a Rússia de violação das regras antidoping e recomendou à IAAF suspender os atletas russos das competições, incluindo os Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro (Brasil).
Em 17 de junho, o Conselho da IAAF manteve a desqualificação da Federação Russa de Atletismo. O Comitê Olímpico Internacional disse depois que alguns dos esportistas poderão competir pela Rússia se a desqualificação for retirada individualmente.