Primeira viagem do presidente eleito do Peru será para a China
O presidente eleito do Peru, o economista Pedro Pablo Kuczynski, anunciou que sua primeira viagem internacional após a posse "provavelmente" será à China. Ele deixou clara a intenção de dar prioridade às relações bilaterais com o governo de Pequim.
O anúncio foi feito em discurso na Cúpula Empresarial realizada no âmbito do último encontro da Aliança do Pacífico, no Chile, na semana passada.
"Somos uma economia de recursos naturais imensos que precisam ser industrializados. Isso não é fácil e precisamos da colaboração dos nossos maiores compradores, que estão, em grande parte, na China", disse.
Kuczynski elogiou a "trajetória absolutamente incrível da China" nas últimas décadas, apesar da recente desaceleração de sua economia, que teve consequências na economia local.
A China é o principal parceiro comercial do Peru, que, por sua vez, é um dos países de preferência para os investimentos chineses na América Latina.
![REUTERS/David Swanson/Proibida reprodução FILE PHOTO: Elon Musk, CEO of SpaceX and Tesla and owner of X looks on during the Milken Conference 2024 Global Conference Sessions at the Beverly Hilton in Beverly Hills, California, U.S., May 6, 2024. REUTERS/David Swanson//File Photo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PMCE/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Torcedores Fortaleza e são detidos após brigas.
Foto: PMCE/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Farmácias continuam funcionando em São Paulo no período de quarentena](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)