Cidade dos EUA vive noite de tensão após morte de um negro por policial
A cidade de Charlotte, nos Estados Unidos, foi palco na noite de ontem (20) de violentos confrontos após a morte de um negro pela polícia. A informação é da Agência Ansa.
Uma multidão se reuniu na Universidade da Carolina do Norte, logo após ter recebido a notícia de que um afro-americano de 43 anos, chamado Keith Lamont, havia sido baleado pelas forças de segurança. Segundo a polícia, ele tentou invadir um condomínio, estava armado e representava uma "grave ameaça".
O protesto começou enquanto agentes ainda interrogavam testemunhas. Os manifestantes bloquearam uma estrada da cidade e gritaram slogans como "a vida dos negros importa" e "mãos ao alto, não dispare".
Após os confrontos, a prefeita de Charlotte, Jennifer Roberts, exortou os cidadãos à calma e garantiu que a morte de Lamont será investigada. "Conversaremos com os líderes da comunidade para trabalharmos juntos", disse.
Charlotte é a maior cidade do estado da Carolina do Norte, com 810 mil habitantes, dos quais 35% são negros. Nos últimos anos, os EUA vêm enfrentando uma crescente tensão racial por conta das recorrentes mortes de afro-americanos em operações policiais, culminando no atentado de 7 de julho em Dallas, quando cinco agentes foram assassinados pelo negro Micah Xavier Johnson.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 22/09/2023 - Natália Duarte e seu pai, Ítalo, que tem a doença de Alzheimer. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 28/07/2023 - Lançamento do do edital Viva Pequena África, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)