Exilada em Miami, irmã de Fidel Castro não irá a funeral

Publicado em 28/11/2016 - 12:56 Por Da Agência Ansa - Cidade do México

Uma das irmãs de Fidel Castro, Juanita Castro, disse no domingo (27) que não irá ao funeral do ex-líder cubano, marcado para daqui a uma semana, em Santiago de Cuba. Em um comunicado enviado ao Nuevo Herald [jornal em espanhol publicado na Flórida], Juanita, de 83 anos, que vive em Miami, nos Estados Unidos, desde 1964, confessou que está de luto pela morte do irmão, mas que não pretende viajar à ilha. As informações são da Agência Ansa.

"Diante dos rumores pouco saudáveis de que me dirigiria para Cuba para o funeral, quero esclarecer que, em nenhum momento, voltarei para a ilha, nem tenho planos de fazê-lo", disse Juanita. "Lutei lado a lado deste exílio, braço a braço nas etapas mais ativas e intensas em décadas passadas e respeito os sentimentos de cada um. [Mas] espero que nós, cubanos, encontremos uma caminho que, finalmente, possa nos unir". completou.

Juanita, nascida em 1933, participou inicialmente da articulação da revolução cubana, mas é a única dos sete irmãos Castro a criticar publicamente o rumo tomado por Fidel no governo de Cuba. Exilada em Miami, ela colaborou com a CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, sob o apelido de Donna em planos para derrubar o próprio irmão do poder.

Sobre a morte do irmão, Juanita afirmou que "não se regozija com a morte de nenhum ser humano, muito menos com alguém de mesmo sangue e sobrenome. "Sofro a perda de uma pessoa do mesmo sangue, como ocorreu com a morte de Ramon e Angelita” [outros dois irmãos Castro].

Fidel Castro, líder da Revolução Cubana de 1959, morreu sexta-feira (25), aos 90 anos de idade. Ele estava afastado oficialmente do poder desde 2008, quando um de seus irmãos, Raúl Castro, assumiu em seu lugar. O funeral de Fidel Castro está agendado para o próximo domingo, 4 de dezembro, no Cemitério Santa Efigênia, em Santiago de Cuba.

Edição: Augusto Queiroz

Últimas notícias