Venezuela felicita Donald Trump e apela por nova etapa nas relações bilaterais
A Venezuela felicitou hoje Donald Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, apelando por uma "nova etapa" nas relações bilaterais, centrada no respeito pela soberania, a autodeterminação e a paz.
"O governo bolivariano da Venezuela felicita o presidente eleito Donald Trump e faz votos de que seja possível avançar para um futuro onde impere o respeito pelos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, que consagra a igualdade soberana dos Estados e a autodeterminação dos povos, entre outros, mediante relações políticas e diplomáticas bilaterais respeitosas", diz o comunicado divulgado ontem (9) em Caracas.
O documento, distribuído pelo Ministério de Relações Exteriores venezuelano "saúda" ainda os Estados Unidos "pela realização de eleições presidenciais no dia 8 de novembro de 2016".
"A Venezuela apela que, na nova etapa que começa para esta nação norte-americana, seja possível estabelecer novos paradigmas com a nossa região, baseados no reconhecimento das identidades culturais, sociais e histórias dos nossos países e no respeito pela não intervenção nos assuntos internos, pelo direito ao desenvolvimento e à paz", diz a nota.
O comunicado conclui ressaltando que Caracas espera que os EUA "saibam enfrentar os grandes desafios econômicos, sociais e políticos que tem a humanidade, nos quais a sua atuação é importante para a paz e a estabilidade mundial".
![Reuters/Maxwell Briceno/Reprodução proibida Venezuelan President Nicolas Maduro speaks during a march amid the disputed presidential election, in Caracas, Venezuela August 3, 2024. Reuters/Maxwell Briceno/Reprodução proibida](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Sabinevanerp/ Pixabay 02/06/2023 - Brasília Disque 100 tem 47 mil denúncias de violência contra pessoas idosas. Foto: Sabinevanerp/ Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)